A Importância da Análise dos Livros Didáticos de Biologia e Química para o Ensino Básico Regislane de Oliveira Freitas/regislanefreitas25@gmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Jesica Tavares Cardoso /jesicatavares802@gmail.com/ Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Francisco Rafael Barbosa da Silva/barbosa.rafaelk49@gmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Márcia Barbosa de Sousa/marcia_bsousa@unilab.edu.br/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Regilany Paulo Colares/regilany@unilab.edu.br/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) Resumo Diante do cenário atual da educação básica brasileira, onde os recursos didáticos disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem são limitados, os livros didáticos assumem um papel fundamental nesse processo, sendo uma das únicas ferramentas para a prática pedagógica disponível para o professor e aluno no contexto metodológico de ensino aos conteúdos na sala de aula. O momento resultante dos conhecimentos no espaço escolar, se dá a partir das experiências e vivências que os professores e alunos passam no dia a dia distinguindo esse tipo de conhecimento por aqueles que é abordado nos livros didáticos. O livro didático é um importante instrumento no espaço escolar, visto como um objeto que proporciona uma visão didática e elaborada para o conhecimento integrado no ensino e na aprendizagem (FRISON, 2009). Os livros didáticos de Biologia e Química utilizados no ensino básico, têm em sua estrutura, um enfoque na contextualização disciplinar de conteúdos específicos. Analisar de forma contextualizada os livros didáticos de Biologia e Química, remota em uma investigação instruída sobre as suas estruturas e qualidade. Segundo Marisa Lajolo (1996), o livro didático demonstra uma valiosa ferramenta de ensino, mas não é apenas com o livro didático que se pode apresentar os conteúdos científicos, existem variadas metodologias que podem abranger um cenário inovador. Neste contexto, no presente trabalho objetivou-se investigar os critérios exigidos que compõem os livros didáticos de Biologia e Química do 3 ° ano de ensino médio e analisar a importância desse material para o ensino e aprendizagem, como forma de observar sua estrutura, formato e os conteúdos inseridos. O trabalho constituiu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). O desenvolvimento do trabalho ocorreu em uma escola de Ensino Médio, localizada no município de Redenção, no estado do Ceará. A metodologia se deu a partir de método plural com aplicação de um questionário qualitativo e quantitativo para três sujeitos diferentes, sendo direcionado aos professores de Biologia e Química com a finalidade de saber como eles avaliam a escolha dos livros didáticos e quais os principais critérios utilizados para seleção desses livros; outro para os alunos do 3º ano do ensino médio desta mesma escola, visando a concepção dos mesmos para os livros de Biologia e Química; por fim, um questionário respondido de acordo com a avaliação das autoras, levando em consideração as atribuições e critérios que devem conter nos livros didáticos segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os questionários foram estruturados em bases divididas contendo os seguintes critérios: conteúdos científicos, atividades, ilustrações, formato, linguagens e recursos complementares, sendo atribuído para cada critério uma nota com valor de um a dez adaptado de KRASILCHIK (2008). Por meio dessas divisões, visualizou-se os livros didáticos, se os mesmos contemplam os critérios de organização de conteúdo, sendo eles relevantes, contextualizados e com uma temática interdisciplinar; se as atividades propõem problemas novos e desafiadores, e se são relacionadas ao Enem e aos vestibulares; no critério ilustração dirigiu-se uma análise sobre sua qualidade, analisando se elas esclarecem os textos e se substituem os textos; o formato dos livros foram avaliados visando sua durabilidade, se é de fácil manuseio e se há uma boa impressão; a linguagem foi analisada visualizando sua adequação ao nível dos alunos e se há um número adequado de termos técnicos; e por fim, os recursos complementares foram analisados de acordo com uma proposta de atividades práticas e laboratoriais, utilizando a realização de projetos como uma proposta de atividade e se possuem eixos temáticos de estudos multidisciplinares. Os critérios que foram analisados de forma exploratória profunda e crítica abrangem os conteúdos, as ilustrações e gráficos, os termos técnicos e científicos, as atividades propostas, a estrutura do corpo dos livros e seu formato, para buscar compreender como esses aspectos podem influenciar na aprendizagem dos alunos e contextualização didática dos professores. Alguns pesquisadores também já se utilizaram de questionários para mensurar as pertinências que os professores atribuíram aos livros didáticos. Com essa pesquisa, obteve-se uma primeira análise qualitativa, com base nos roteiros adotados, do livro de Biologia do 3°ano do ensino médio, onde o mesmo teve atribuições positivas em seus conteúdos científicos, mostrando-os de maneira relevante, atualizado, com uma boa estrutura e contextualizado. Já as atividades, foram vistas com temáticas desafiadoras e inovadas, voltando suas questões para vestibulares e Enem. As ilustrações analisadas no livro esclarecem o texto e possuem uma boa qualidade. O formato possui uma boa impressão e é de fácil manuseio. A linguagem do livro é adequada ao nível dos alunos e possui um número adequado de termos técnicos. Os recursos complementares, propõem atividades práticas e também propõem projetos escolares. Com o andamento do projeto, também se espera verificar a importância dos livros didáticos de Biologia e Química como um material característico para o entendimento dos conteúdos de ensino médio e como a utilização de uma análise objetiva dos variados aspectos que compõem os livros didáticos, podem contribuir para o fortalecimento de uma melhor qualidade dos recursos impostos nas salas de aulas. Além, de analisar uma relação integrada dos livros didáticos nas duas áreas citadas, Biologia e Química. Com esse diagnóstico apresentado sobre a diversidade do material didático "livro", traçamos uma dinâmica de uma elaboração de um material educacional que seja interdisciplinar nas áreas de Biologia e Química, colaborando para a relação professor-aluno e gerando um entendimento prático dos conteúdos vistos em sala de aula na forma teórica ligada a realidade do aluno. É perceptível, a grande importância de se analisar os materiais didáticos utilizados no âmbito educacional, como forma de promover um conhecimento crítico e social dos elementos presentes nos livros didáticos e sua qualidade para o ensino e a aprendizagem no ensino básico. Visando um processo de desenvolvimento para um aprendizado mais desenvolto e prazeroso, no qual se deve nortear um cidadão crítico. Referências ABREU, R.; GOMES, M.; LOPES, A. Contextualização e tecnologias em livros didáticos de biologia e química. Investigações em Ensino de Ciências. 2005. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Brasília, 1998. FRISON, M; et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Florianópolis, 2009. GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2009. KLIEMANN, Geovana Luiza; DULLIUS, Maria Madalena. Resolução de problemas como metodologia de ensino e sua abordagem nos livros didáticos. Bogotá. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED., 2014. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008.