Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52499
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2790
    "inscrito_id" => 51491
    "titulo" => "POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => " POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA Bruna Raquel de Oliveira Costa/bru.costa@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Sarah Brenda Costa Barreto/ Universidade Estadual do Ceará Yago Pontes Borges/ Universidade Estadual do Ceará Alano de Lima Pitombeira/EEEP Leonel De Moura Brizola Cristiane Maria Sampaio Forte/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo A utilização de jogos pedagógicos, como recurso para abordagem, pode ser uma maneira para o conteúdo de química ser trabalhado, tornando o aprendizado mais fácil e as aulas mais atrativas. Assim, o interesse que é despertado no aluno pelos jogos, leva o mesmo a conseguir uma maior absorção do conteúdo e uma melhor aprendizagem (SOARES, 2004; PIAGET, 1972; LEAL et al., 2011). Os jogos são apontados como recursos pedagógicos educacionais que podem ser usados em vários momentos, como na apresentação de um conteúdo novo, na revisão ou resumo de conceitos importantes e na avaliação de conteúdos que já foram desenvolvidos (CUNHA, 2012). Além disso, o jogo tem uma função lúdica e educativa. Atividades lúdicas são práticas que se destinam ao desenvolvimento individual e coletivo do aluno e também os estimulam, os motivam e os atraem. Segundo Godoi et al. (2010), o jogo pode apresentar características que estão ligadas ao prazer e à diversão. Portanto, os jogos podem e devem ser empregados para apresentar desafios a serem vencidos, utilizando-os como uma possibilidade para fazer com que o aluno desenvolva os conteúdos abordados. A atuação dos jogos junto com a abordagem dos conteúdos facilita e forma uma excelente tática para estimular o interesse nos alunos, dessa forma aprender pode ser uma brincadeira. De acordo com Soares (2004), na brincadeira, é possível aprender, e o aprendizado que decorre do ato de brincar é evidente, não exercitando somente os músculos, mas também a inteligência. Como os conteúdos da química são vistos pelos alunos como complicados demais, os professores precisam elaborar mecanismos para a facilitação do processo de aprendizagem. Então, o jogo o Poker Periódico foi desenvolvido para auxiliar o ensino da tabela periódica, que tem como maior desafio, fazer os alunos aprenderem e fixarem o conteúdo e não apenas decorá-lo. O jogo é constituído por um baralho de 44 cartas que se referem a todos os elementos dos blocos "s" e "p" da tabela periódica. Quatro elementos foram utilizados como cartas coringas, os quais são: Hidrogênio, Hélio, Frâncio e Rádio. Também foram utilizadas 100 fichas em cartolina azul, que servem como apostas. Cada carta contém a configuração eletrônica, o número atômico e curiosidades sobre o elemento. Com base nas regras do jogo de Poker, as seguintes regras foram definidas: (I) o jogo começa com um participante, definido com "jogador D", que tira uma carta virada do baralho e distribui uma para cada participante. (II) o jogador com o maior número atômico recolhe, embaralha e distribui cinco cartas viradas. (III) os participantes, ao longo do jogo, tentam formar sequências de famílias ou períodos e então utilizam suas fichas para pagar ou cobrir a aposta. O jogador que tiver o maior número atômico, começa apostando 5 fichas e o segundo, aposta 2 fichas. (IV) ao término de 5 rodadas, o jogador 1 escolhe uma de suas cartas para tentarem adivinhar qual é o elemento através das curiosidades e do número atômico. Se algum jogador acertar, levará todas as fichas. (V) caso ninguém acerte o elemento, o ganhador será aquele que formar a melhor combinação sequencial de período ou família. Foram aplicados dois questionários para a avaliação das dificuldades dos alunos e o quão eficiente o Poker Periódico foi no auxílio da aprendizagem da tabela periódica. Um antes da aplicação do jogo e o outro ao final. Utilizando uma escala de 1 a 5, no qual 1 é ruim e 5 é ótimo. Obtivemos o seguinte resultado, 62,5% dos alunos tinham dificuldade 3, em extrair informações da tabela periódica, por exemplo, identificar a localização de um elemento químico com seu número atômico e sua camada de valência. A partir do segundo questionário, foi extraído o seguinte dado: 87,5% dos alunos deram nota 4, no quesito de ajuda no seu aprendizado; dada uma tabela somente com a localização do elemento químico, os alunos foram capazes de identificar a camada eletrônica e quantos elétrons existem nela; também foram capazes de identificar a posição de um elemento baseados apenas na sua distribuição eletrônica. Com base nos resultados da aplicação dos questionários, foi observado que o jogo como uma metodologia auxiliar no ensino e aprendizagem da química, estimula o interesse dos estudantes para aprender a tabela periódica e suas propriedades. Portanto, o jogo Poker Periódico se mostrou uma atividade lúdica que divertiu e trouxe benefícios para os alunos facilitando a aprendizagem da química. Palavras-chave: Aprendizagem, Jogo de Pôquer, Tabela Periódica. Referências: CUNHA, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, p. 92-98, 2012. GODOI, T.A.; OLIVEIRA, H.P.M. e CODOGNOTO, L. Tabela periódica - um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, n. 32, p. 22-25, 2010. LEAL, E.L.; GOMES, R.C.; PASSOS, M.H.S.; LIMA, R.V.M. e SOUSA, N. M. S. O lúdico no ensino de química em escolas públicas da cidade de Picos-PI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 9, 2011. Anais. Natal, 2011. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Trad. D. A. Lindoso e R.M.R. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1972. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicadas ao ensino de Química. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-51491-30112018-200830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAQUEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52499
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2790
    "inscrito_id" => 51491
    "titulo" => "POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => " POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA Bruna Raquel de Oliveira Costa/bru.costa@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Sarah Brenda Costa Barreto/ Universidade Estadual do Ceará Yago Pontes Borges/ Universidade Estadual do Ceará Alano de Lima Pitombeira/EEEP Leonel De Moura Brizola Cristiane Maria Sampaio Forte/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo A utilização de jogos pedagógicos, como recurso para abordagem, pode ser uma maneira para o conteúdo de química ser trabalhado, tornando o aprendizado mais fácil e as aulas mais atrativas. Assim, o interesse que é despertado no aluno pelos jogos, leva o mesmo a conseguir uma maior absorção do conteúdo e uma melhor aprendizagem (SOARES, 2004; PIAGET, 1972; LEAL et al., 2011). Os jogos são apontados como recursos pedagógicos educacionais que podem ser usados em vários momentos, como na apresentação de um conteúdo novo, na revisão ou resumo de conceitos importantes e na avaliação de conteúdos que já foram desenvolvidos (CUNHA, 2012). Além disso, o jogo tem uma função lúdica e educativa. Atividades lúdicas são práticas que se destinam ao desenvolvimento individual e coletivo do aluno e também os estimulam, os motivam e os atraem. Segundo Godoi et al. (2010), o jogo pode apresentar características que estão ligadas ao prazer e à diversão. Portanto, os jogos podem e devem ser empregados para apresentar desafios a serem vencidos, utilizando-os como uma possibilidade para fazer com que o aluno desenvolva os conteúdos abordados. A atuação dos jogos junto com a abordagem dos conteúdos facilita e forma uma excelente tática para estimular o interesse nos alunos, dessa forma aprender pode ser uma brincadeira. De acordo com Soares (2004), na brincadeira, é possível aprender, e o aprendizado que decorre do ato de brincar é evidente, não exercitando somente os músculos, mas também a inteligência. Como os conteúdos da química são vistos pelos alunos como complicados demais, os professores precisam elaborar mecanismos para a facilitação do processo de aprendizagem. Então, o jogo o Poker Periódico foi desenvolvido para auxiliar o ensino da tabela periódica, que tem como maior desafio, fazer os alunos aprenderem e fixarem o conteúdo e não apenas decorá-lo. O jogo é constituído por um baralho de 44 cartas que se referem a todos os elementos dos blocos "s" e "p" da tabela periódica. Quatro elementos foram utilizados como cartas coringas, os quais são: Hidrogênio, Hélio, Frâncio e Rádio. Também foram utilizadas 100 fichas em cartolina azul, que servem como apostas. Cada carta contém a configuração eletrônica, o número atômico e curiosidades sobre o elemento. Com base nas regras do jogo de Poker, as seguintes regras foram definidas: (I) o jogo começa com um participante, definido com "jogador D", que tira uma carta virada do baralho e distribui uma para cada participante. (II) o jogador com o maior número atômico recolhe, embaralha e distribui cinco cartas viradas. (III) os participantes, ao longo do jogo, tentam formar sequências de famílias ou períodos e então utilizam suas fichas para pagar ou cobrir a aposta. O jogador que tiver o maior número atômico, começa apostando 5 fichas e o segundo, aposta 2 fichas. (IV) ao término de 5 rodadas, o jogador 1 escolhe uma de suas cartas para tentarem adivinhar qual é o elemento através das curiosidades e do número atômico. Se algum jogador acertar, levará todas as fichas. (V) caso ninguém acerte o elemento, o ganhador será aquele que formar a melhor combinação sequencial de período ou família. Foram aplicados dois questionários para a avaliação das dificuldades dos alunos e o quão eficiente o Poker Periódico foi no auxílio da aprendizagem da tabela periódica. Um antes da aplicação do jogo e o outro ao final. Utilizando uma escala de 1 a 5, no qual 1 é ruim e 5 é ótimo. Obtivemos o seguinte resultado, 62,5% dos alunos tinham dificuldade 3, em extrair informações da tabela periódica, por exemplo, identificar a localização de um elemento químico com seu número atômico e sua camada de valência. A partir do segundo questionário, foi extraído o seguinte dado: 87,5% dos alunos deram nota 4, no quesito de ajuda no seu aprendizado; dada uma tabela somente com a localização do elemento químico, os alunos foram capazes de identificar a camada eletrônica e quantos elétrons existem nela; também foram capazes de identificar a posição de um elemento baseados apenas na sua distribuição eletrônica. Com base nos resultados da aplicação dos questionários, foi observado que o jogo como uma metodologia auxiliar no ensino e aprendizagem da química, estimula o interesse dos estudantes para aprender a tabela periódica e suas propriedades. Portanto, o jogo Poker Periódico se mostrou uma atividade lúdica que divertiu e trouxe benefícios para os alunos facilitando a aprendizagem da química. Palavras-chave: Aprendizagem, Jogo de Pôquer, Tabela Periódica. Referências: CUNHA, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, p. 92-98, 2012. GODOI, T.A.; OLIVEIRA, H.P.M. e CODOGNOTO, L. Tabela periódica - um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, n. 32, p. 22-25, 2010. LEAL, E.L.; GOMES, R.C.; PASSOS, M.H.S.; LIMA, R.V.M. e SOUSA, N. M. S. O lúdico no ensino de química em escolas públicas da cidade de Picos-PI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 9, 2011. Anais. Natal, 2011. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Trad. D. A. Lindoso e R.M.R. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1972. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicadas ao ensino de Química. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-51491-30112018-200830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAQUEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

POKER PERIÓDICO: UM JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA Bruna Raquel de Oliveira Costa/bru.costa@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Sarah Brenda Costa Barreto/ Universidade Estadual do Ceará Yago Pontes Borges/ Universidade Estadual do Ceará Alano de Lima Pitombeira/EEEP Leonel De Moura Brizola Cristiane Maria Sampaio Forte/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo A utilização de jogos pedagógicos, como recurso para abordagem, pode ser uma maneira para o conteúdo de química ser trabalhado, tornando o aprendizado mais fácil e as aulas mais atrativas. Assim, o interesse que é despertado no aluno pelos jogos, leva o mesmo a conseguir uma maior absorção do conteúdo e uma melhor aprendizagem (SOARES, 2004; PIAGET, 1972; LEAL et al., 2011). Os jogos são apontados como recursos pedagógicos educacionais que podem ser usados em vários momentos, como na apresentação de um conteúdo novo, na revisão ou resumo de conceitos importantes e na avaliação de conteúdos que já foram desenvolvidos (CUNHA, 2012). Além disso, o jogo tem uma função lúdica e educativa. Atividades lúdicas são práticas que se destinam ao desenvolvimento individual e coletivo do aluno e também os estimulam, os motivam e os atraem. Segundo Godoi et al. (2010), o jogo pode apresentar características que estão ligadas ao prazer e à diversão. Portanto, os jogos podem e devem ser empregados para apresentar desafios a serem vencidos, utilizando-os como uma possibilidade para fazer com que o aluno desenvolva os conteúdos abordados. A atuação dos jogos junto com a abordagem dos conteúdos facilita e forma uma excelente tática para estimular o interesse nos alunos, dessa forma aprender pode ser uma brincadeira. De acordo com Soares (2004), na brincadeira, é possível aprender, e o aprendizado que decorre do ato de brincar é evidente, não exercitando somente os músculos, mas também a inteligência. Como os conteúdos da química são vistos pelos alunos como complicados demais, os professores precisam elaborar mecanismos para a facilitação do processo de aprendizagem. Então, o jogo o Poker Periódico foi desenvolvido para auxiliar o ensino da tabela periódica, que tem como maior desafio, fazer os alunos aprenderem e fixarem o conteúdo e não apenas decorá-lo. O jogo é constituído por um baralho de 44 cartas que se referem a todos os elementos dos blocos "s" e "p" da tabela periódica. Quatro elementos foram utilizados como cartas coringas, os quais são: Hidrogênio, Hélio, Frâncio e Rádio. Também foram utilizadas 100 fichas em cartolina azul, que servem como apostas. Cada carta contém a configuração eletrônica, o número atômico e curiosidades sobre o elemento. Com base nas regras do jogo de Poker, as seguintes regras foram definidas: (I) o jogo começa com um participante, definido com "jogador D", que tira uma carta virada do baralho e distribui uma para cada participante. (II) o jogador com o maior número atômico recolhe, embaralha e distribui cinco cartas viradas. (III) os participantes, ao longo do jogo, tentam formar sequências de famílias ou períodos e então utilizam suas fichas para pagar ou cobrir a aposta. O jogador que tiver o maior número atômico, começa apostando 5 fichas e o segundo, aposta 2 fichas. (IV) ao término de 5 rodadas, o jogador 1 escolhe uma de suas cartas para tentarem adivinhar qual é o elemento através das curiosidades e do número atômico. Se algum jogador acertar, levará todas as fichas. (V) caso ninguém acerte o elemento, o ganhador será aquele que formar a melhor combinação sequencial de período ou família. Foram aplicados dois questionários para a avaliação das dificuldades dos alunos e o quão eficiente o Poker Periódico foi no auxílio da aprendizagem da tabela periódica. Um antes da aplicação do jogo e o outro ao final. Utilizando uma escala de 1 a 5, no qual 1 é ruim e 5 é ótimo. Obtivemos o seguinte resultado, 62,5% dos alunos tinham dificuldade 3, em extrair informações da tabela periódica, por exemplo, identificar a localização de um elemento químico com seu número atômico e sua camada de valência. A partir do segundo questionário, foi extraído o seguinte dado: 87,5% dos alunos deram nota 4, no quesito de ajuda no seu aprendizado; dada uma tabela somente com a localização do elemento químico, os alunos foram capazes de identificar a camada eletrônica e quantos elétrons existem nela; também foram capazes de identificar a posição de um elemento baseados apenas na sua distribuição eletrônica. Com base nos resultados da aplicação dos questionários, foi observado que o jogo como uma metodologia auxiliar no ensino e aprendizagem da química, estimula o interesse dos estudantes para aprender a tabela periódica e suas propriedades. Portanto, o jogo Poker Periódico se mostrou uma atividade lúdica que divertiu e trouxe benefícios para os alunos facilitando a aprendizagem da química. Palavras-chave: Aprendizagem, Jogo de Pôquer, Tabela Periódica. Referências: CUNHA, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, p. 92-98, 2012. GODOI, T.A.; OLIVEIRA, H.P.M. e CODOGNOTO, L. Tabela periódica - um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, n. 32, p. 22-25, 2010. LEAL, E.L.; GOMES, R.C.; PASSOS, M.H.S.; LIMA, R.V.M. e SOUSA, N. M. S. O lúdico no ensino de química em escolas públicas da cidade de Picos-PI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 9, 2011. Anais. Natal, 2011. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Trad. D. A. Lindoso e R.M.R. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1972. SOARES, M.H.F.B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicadas ao ensino de Química. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.