A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE EM MATEMÁTICA: (RE)DISCUTINDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Renata Lúcia Sá Moreira, natildesrenata@gmail.com /IFAL Me Lauro Lopes Pereira Neto/IFAL Me Regina Maria de Oliveira Brasileiro/IFAL Bruna Janaina do Amor Divino Nonato/IFAL Douglas Lopes do Nascimento/IFAL Eixo Temático: Formação continuada e troca de experiências. Resumo O presente trabalho refere-se a continuidade das ações de extensão do projeto: A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)DISCUTINDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL desenvolvido em 2017 com os seguintes objetivos: promover a formação continuada de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental da Educação Básica a partir de ações norteadoras por procedimentos reflexivos sobre a prática docente e suas múltiplas dimensões; desenvolver, a partir da construção colaborativa, metodologias de ensino que priorizem a aquisição do conhecimento matemático contextualizada, promovendo assim uma aprendizagem significativa para o aluno; fomentar a compreensão de que o professor de matemática desenvolve um papel social de educar, ao compreender as diversas realidades socioculturais vivenciadas no cotidiano escolar; proporcionar uma formação continuada aos professores que lecionam matemática, a partir da contribuição dos estudos acerca da educação matemática e desenvolver a consciência do papel do professor na superação dos preconceitos advindos dos sentimentos de angústia, inércia e rejeição inerentes às concepções que muitos alunos possuem sobre o ensino da matemática. Estreitando assim a relação de construção de conhecimento entre a teoria, vivenciada no curso de formação superior em licenciatura em matemática do IFAL-Campus Maceió, e a prática, vivenciada por professores que lecionam matemática nas escolas de Ensino Fundamental da Educação Básica. Buscou-se aqui analisar os impactos dessas ações e colher os frutos do estreitamento dessas relações entre teoria e prática. A metodologia foi pautada nas discussões sobre o ensino de matemática, a partir das vivências do trabalho colaborativo desenvolvido entre os alunos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia, os professores que lecionam matemática no ensino fundamental da educação básica e os coordenadores bolsistas e voluntários do projeto. Os encontros foram registrados por meio de material videográfico com o intuito de análise das narrativas dos participantes. Desta forma, a metodologia adotada foi de cunho qualitativo, investigativo e interpretativo, realizada a partir da elaboração, pelo grupo de trabalho colaborativo, de atividades metodológicas sobre o ensino de matemática, pautadas na vivência docente, buscando valorizar os saberes experienciais desses professores. Obedecendo as seguintes etapas: Promover encontros com os bolsistas /voluntários para formação metodológica, pedagógica e revisão da literatura bibliográfica; Elaborar atividades metodológicas e pedagógicas a serem utilizadas nos encontros com os participantes/extensionistas: leitura de textos de referência, proposição de oficinas pedagógicas, construção de sequências didáticas de ensino; Desenvolver, junto ao grupo colaborativo, um plano de ação coletiva que preveja encontros quinzenais; Discutir sobre o ensino de matemática e as metodologias de ensino a partir da leitura dos textos de referência; Incentivar os participantes/extensionistas a construção de sequências didáticas de ensino, a partir das vivências do grupo colaborativo; Acompanhar in loco a aplicação das sequencias didáticas construídas pelos participantes/extensionistas; Analisar as narrativas videografadas durante os encontros e aplicação das sequencias didáticas. O relato de uma professora da rede municipal do ensino fundamental dos anos iniciais e participante do projeto de extensão em 2017 descreve a importância e justifica a continuidade da oferta de ações que articulem a universidade e a educação básica: "Atuo em Escola do Munícipio, o cotidiano exigi que a nossa prática seja aperfeiçoada. Constato a dificuldade de estudantes da Educação Básica e compreendo a necessidade de buscar conhecimentos resinificados para que as aulas tenham, a cada dia, uma melhor compreensão dos conteúdos aplicados". A matemática faz parte do cotidiano de toda a sociedade, porém o saber científico adquirido dentro da academia, por vezes, torna-se bagagem insuficiente ao professor por não realizar a aproximação das experiências vividas pelos alunos a um ensino significativo. Na academia, as atividades formativas têm sido trabalhadas de uma forma generalizada, impossibilitando a superação das dificuldades encontradas pelos professores, visto que não valorizam o desenvolvimento de práticas investigativas sobre a realidade docente. Realizar essa aproximação entre o saber matemático e a prática pedagógica é de fundamental importância para ambas às partes, pois traz à tona discussões necessárias para o desenvolvimento de novas práticas de ensino. Palavras-chave: Educação básica; educação matemática; metodologias de ensino. Referências bibliográficas Brousseau, G., Introdução ao Estudo da Teoria das Situações Didáticas: Conteúdos e Métodos de Ensino. 1º ed., [tradução Camila Bogéa] - São Paulo: Editora Ática, 2008. Costa, C. L. da, A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de geometria. 2011, 1º Congresso Científico/Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do Campus III - Palmeira dos Índios/AL. Falcão, J. T. da R., Acerca da "chatice" do Ensino Fundamental e Médio no Brasil. BOLEMA, Rio Claro, Vol. 23, núm. 36, pp. 639-656, 2010. Groenwald, C. L. O. et al, Perspectivas em Educação Matemática. Acta Scientiae, Canoas, Vol. 6, núm. 1, pp.37-55, 2004. Nacarato, A. M. et al, A formação do professor que ensina Matemática: Perspectivas e pesquisa. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.