Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO

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Justifica-se que a partir dessa observação, analisar a influência do letramento e as metodologias de ensino no processo de alfabetização, contribuindo para esse processo. Antes de entender a importância do letramento para uma criança ou adulto no processo de alfabetização, precisamos entender o conceito de letramento e alfabetização. Para nos ajudar a compreender o conceito de letramento, buscamos apoio teórico em Kleiman (2005) que traz a seguinte definição: "Conjunto de atividades envolvendo a língua escrita para alcançar um determinado objetivo numa determinada situação, associadas aos saberes, às tecnologias e as competências necessárias para a sua realização. Para o entendimento do conceito de alfabetização, nosso apoio teórico configura-se conforme o postulado por Soares (1990).O autor afirma que Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo-criança ou adulto tenham acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidade de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Ainda segundo Soares (1998) "Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Diante desses conceitos entendemos que, alfabetização e letramento não são temas iguais, pois, um indivíduo alfabetizado é aquele que conhece as letras e sabe codificar e decodificar um determinado texto, porém não consegue entender a mensagem que é transmitida, já ser letrado significa entender e desenvolver sua opinião sobre o que está lendo. Segundo Ferreiro (2006), estar alfabetizado nos dias de hoje é" [...] poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. O letramento tem grande influência no processo de alfabetização, pois possibilita inserir o aluno no contexto social e cultural que está fundamentalmente relacionado à leitura. Diante desses conceitos faz-se necessário questionar os métodos de ensino usados pelo professor no processo de alfabetização. Segundo Albuquerque (2007). 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Diante dessa realidade de ensino e aprendizagem, é possível constatar que o processo de alfabetizar é complexo e engloba uma série de conceitos e neste contexto percebemos que para tornar-se um indivíduo letrado é preciso se apropriar do seu cotidiano, viabilizando diferentes tipos de textos para que os alunos possam sentir gosto pela leitura. Após a realização deste trabalho, chegamos à conclusão de que o letramento tem fundamental importância na vida do ser humano, pois tem por objetivo inserir o indivíduo no contexto social e cultural. Palavras-chaves: Letramento. Alfabetização. Metodologia. Prática. Referências: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia do ato de ler. Ed. Cortez, 47ª edição. São Paulo. SP. 2000. KLEIMAN, Ângela B. (org.) O significado do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO Maria Gracilene dos Santos Batista [1] Pabiane Dias Gomes [2] Contato:[1]mariagsantosb@gmail.com Eixo temático: 7 Alfabetização e letramentos com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico. Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar a importância do letramento no processo de alfabetização. Foi desenvolvido após uma observação durante o Estágio de Regência III do curso de Letras do Instituto Federal de Alagoas IFAL, em uma sala de aula de 6°ano de uma escola pública na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Durante o estágio de regência, observamos que muitos alunos estavam alfabetizados, porém poucos eram completamente letrados, gerando assim uma insegurança na hora de expor suas opiniões dos textos lidos durante as aulas. 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Para o entendimento do conceito de alfabetização, nosso apoio teórico configura-se conforme o postulado por Soares (1990).O autor afirma que Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo-criança ou adulto tenham acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidade de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Ainda segundo Soares (1998) "Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Diante desses conceitos entendemos que, alfabetização e letramento não são temas iguais, pois, um indivíduo alfabetizado é aquele que conhece as letras e sabe codificar e decodificar um determinado texto, porém não consegue entender a mensagem que é transmitida, já ser letrado significa entender e desenvolver sua opinião sobre o que está lendo. Segundo Ferreiro (2006), estar alfabetizado nos dias de hoje é" [...] poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. O letramento tem grande influência no processo de alfabetização, pois possibilita inserir o aluno no contexto social e cultural que está fundamentalmente relacionado à leitura. Diante desses conceitos faz-se necessário questionar os métodos de ensino usados pelo professor no processo de alfabetização. Segundo Albuquerque (2007). 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