Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

Visualizações: 206
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO DANTAS, RIO GRANDE DO NORTE.

Palavra-chaves: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, MUNICÍPIO DE FRANCISCO DANTAS, IMPACTOS AMBIENTAIS Pôster (PO) Saúde Coletiva Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção dos moradores do município de Francisco Dantas/RN sobre a gestão dos resíduos sólidos. Metodologia: Trata-se de uma estudo quantitativo, descritivo, com informações coletadas em campo no município de Francisco Dantas/RN. A população alvo foram 2.929 moradores do município, sendo constituída por 421 residências. A amostra foi definida por um método sistemático de amostragem, totalizando assim, 81 entrevistados. O cálculo do tamanho de amostra com 90% de confiabilidade e margem de erro de ±8%. Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado, composto por 21 questões, aplicados pelos pesquisadores. Para análise descritiva dos dados, utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistic (versão 20). Resultados: Dos resultados obtidos, 64,2% dos entrevistados souberam o que são resíduos sólidos, no entanto 33,3% desconheciam o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. Sobre o destino dos resíduos 66,3% dos entrevistados apontaram que o lixo é destinado a lixões e 32,5% que o lixo é queimado, uma realidade que se configura em outros municípios de pequeno porte no Estado. Dos impactos ambientais, 63,8% dos entrevistados acreditaram que estavam relacionados diretamente com a forma de tratamento dos resíduos sólidos no município. No entanto, 82,5% acreditavam que a forma de manipulação dos resíduos não causa impacto sobre a qualidade de vida da população. Considerações Finais: Observamos mediante o presente estudo que a população do município de Francisco Dantas/RN tem um conhecimento fragmentado sobre resíduos sólidos. Esta se confirma quando a população afirmou conhecer o que são resíduos sólidos, mas não conhecem o que é Gestão de Resíduos Sólidos. Esse conhecimento ainda se tornou contraditório quando observamos que estes entendem que o destino dado pelo município aos resíduos seja o responsável pelos impactos ambientais ocorridos, no entanto não acreditam causar impacto na qualidade de suas vidas. Mudanças no quadro apresentado pelo estudo se faz necessário e para que isso mude medidas mais enérgicas devem ser tomadas pelo setor público, como a promoção da educação ambiental para a comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.