O USO DA LITERATURA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO SAÚDE MENTAL: LEITURAS DO SEMIÁRIDO EM SEARA VERMELHA, DE JORGE AMADO.
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O presente objetiva apresenta, através de pesquisa bibliográfica e projeto realizado em instituição de atendimento psicossocial infanto-juvenil, a importância da literatura como um instrumento para estimular o desenvolvimento cognitivo e simbólico em portadores de transtornos mentais, bem como seu papel educativo ao apresentar representações do semiárido para conhecermos as especificidades dessa região. Utilizamos como fonte o livro Seara Vermelha de Jorge Amado, através do qual realizamos rodas de contação de história, conversas terapêuticas e atividades como desenhos, pinturas e colagens em oficinas de simbolização e aprendizagem no CAPSi Viva Gente, Campina Grande/PB. Como resultado, constatamos a grande importância do hábito da leitura no que concerne desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como seus fins terapêuticos e didáticos, servindo a literatura como instrumento motivador no trabalho psicopedagógico para melhor atender as necessidades dos nossos usuários, sendo facilitadora no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, expressão corporal, capacidade de concentração, entre outros aspectos. Destacamos o estímulo às associações e dessa maneira construir e reconstruir conhecimentos adquirindo novos e ampliando os que já possuíam, sobretudo com relação aos saberes e vivências da região semiárida e êxodo rural da mesma. Utilizamos como referências SOUZA (1996) e SANTOS (2002) acerca dos problemas de aprendizagem; e CALDIN (2001), FLECK (2007), PIENTA (2013) sobre o papel da literatura para fins terapêuticos e educativos." 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