Este trabalho apresenta resultados de atividades didático-pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal de Campina Grande (Vila dos Teimosos - Bodocongó) com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental I, fundamentadas nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Ambiental (PCN, 1988; LISBOA&KINDEL, 2012) e da Educação Popular (FREIRE, 2006), fazendo parte do Projeto de Extensão “Letramento e inclusão social: leitura e escrita no espaço escolar” (PROEAC/UEPB). Adota-se como dinâmica pedagógica a conversa interacional com os alunos, discussões tematizadas à base de textos orais e escritos relacionados às suas experiências e vivências cotidianas no espaço escolar, verificando não apenas o desempenho da leitura e escrita escolarizada, mas as múltiplas leituras e (re)escritas da realidade socioambiental local e global, sobretudo da sua realidade social imediata. Ao promover uma observação participante junto aos alunos ao longo das atividades, percebeu-se que tiveram a oportunidade de narrarem experiências ambientais cotidianas, relacionando-as com a problemática ambiental mais ampla, a exemplo das águas poluídas do açude localizado no entorno da Vila. Entende-se que no espaço escolar os alunos têm a oportunidade de relacionar a realidade socioambiental local e global, desenvolvendo capacidades ativas e proativas da (re)leitura e (re)escrita do mundo.