A busca por metodologias como facilitadoras para a articulação da educação ambiental com as várias áreas do conhecimento no momento do processo de ensino aprendizagem é fato, necessário e relevante para acontecer. Para tanto, esse trabalho objetivou avaliar e divulgar para docentes pesquisadores uma alternativa viável, dinâmica e motivadora para abordagem da educação ambiental. Foi realizada pesquisa bibliográfica, campo e descritiva (Prestes, 2005) a partir da realização da técnica de observação (Marconi; Lakatos, 2010) em Sousa, Paraíba no período de maio a outubro do corrente ano. Para tanto, com visitas, observações e registros fotográficos constatou-se em ambientes da zona urbana e rural do município de Sousa que um professor, não tradicionalista, numa aula de ensino regular em conjunto com pesquisa de campo pode focar temáticas ambientais locais, regionais e nacionais como as 23 exemplificações a seguir: 1)Educação ambiental e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no semiárido paraibano; 2)Educação ambiental, história e geografia do Município de Sousa;3)Educação ambiental e sensibilização no semiárido paraibano;4)Educação ambiental e Unidades de Conservação; 5) educação ambiental e Vale dos Dinossauros; 6)Educação ambiental, meio ambiente e semiárido; 7)Educação ambiental e impacto ambiental;8)Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos;9)Educação ambiental e empreendedorismo;10)Educação ambiental e crise ambiental;11)Educação ambiental e tipos de poluição ambiental;12)Educação ambiental e a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 que Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e providências; 13)Educação ambiental, meio ambiente a partir do artigo 225 da Constituição Federativa do Brasil de 1988;14)Educação ambiental e saúde ambiental;15)Educação ambiental articulada à economia e a segurança do trabalho;16)Educação ambiental e o papel da sociedade com relação ao meio ambiente;17)Educação ambiental e recursos naturais;18)Educação ambiental e equilíbrio ambiental;19)Educação ambiental e desenvolvimento sustentável;20)Educação ambiental, a informática e o meio ambiente; 21)Educação ambiental e ecoturismo; 22) Educação ambiental e agronegócio sustentável; 23) Educação ambiental e arborização urbana. Para tanto, esse professor pode oportunizar discussões sobre potencialidades, desafios e soluções para o semiárido paraibano através da educação ambiental com o uso da metodologia aula e pesquisa de campo em conjunto. Como afirma Libâneo (2009, p. 89) o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos. O mesmo autor ainda destaca que essa unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida quando o ensino se caracteriza pela memorização, quando o professor concentra na sua pessoa a exposição da matéria, quando não suscita o envolvimento ativo dos alunos (2009,p.91). Essa metodologia ensino possibilita articular a teoria e a prática, o desenvolvimento do senso reflexivo e crítico por parte dos alunos, bem como, a construção do conhecimento científico e responsabilidade socioambiental. Assim, como afirma Jacobi (2005, p.233):
“Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente”.
Conclui-se que o uso de aula e pesquisa de campo, em conjunto, no semiárido paraibano é uma alternativa facilitadora para o processo de ensino aprendizagem e para sensibilização ambiental. Por sua vez, quando bem planejada a aula, se oportuniza ações de investigação, reflexão, de aquisição de conhecimentos de forma integrada, interdisciplinar e contextualizada.