Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

AULA E PESQUISA DE CAMPO EM CONJUNTO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O ENSINO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, METODOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50557
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 1225
    "titulo" => "AULA E PESQUISA DE CAMPO EM CONJUNTO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O ENSINO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "resumo" => """
      A busca por metodologias como facilitadoras para a articulação da educação ambiental com as várias áreas do conhecimento no momento do processo de ensino aprendizagem é fato, necessário e relevante para acontecer. Para tanto, esse trabalho objetivou avaliar e divulgar para docentes pesquisadores uma alternativa viável, dinâmica e motivadora para abordagem da educação ambiental. Foi realizada pesquisa bibliográfica, campo e descritiva (Prestes, 2005) a partir da realização da técnica de observação (Marconi; Lakatos, 2010) em Sousa, Paraíba no período de maio a outubro do corrente ano. Para tanto, com visitas, observações e registros fotográficos constatou-se em ambientes da zona urbana e rural do município de Sousa que um professor, não tradicionalista, numa aula de ensino regular em conjunto com pesquisa de campo pode focar temáticas ambientais locais, regionais e nacionais como as 23 exemplificações a seguir: 1)Educação ambiental e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no semiárido paraibano; 2)Educação ambiental, história e geografia do Município de Sousa;3)Educação ambiental e sensibilização no semiárido paraibano;4)Educação ambiental e Unidades de Conservação; 5) educação ambiental e Vale dos Dinossauros; 6)Educação ambiental, meio ambiente e semiárido; 7)Educação ambiental e impacto ambiental;8)Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos;9)Educação ambiental e empreendedorismo;10)Educação ambiental e crise ambiental;11)Educação ambiental e tipos de poluição ambiental;12)Educação ambiental e a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 que Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e providências; 13)Educação ambiental, meio ambiente a partir do artigo 225 da Constituição Federativa do Brasil de 1988;14)Educação ambiental e saúde ambiental;15)Educação ambiental articulada à economia e a segurança do trabalho;16)Educação ambiental e o papel da sociedade com relação ao meio ambiente;17)Educação ambiental e recursos naturais;18)Educação ambiental e equilíbrio ambiental;19)Educação ambiental e desenvolvimento sustentável;20)Educação ambiental, a informática e o meio ambiente; 21)Educação ambiental e ecoturismo; 22) Educação ambiental e agronegócio sustentável; 23) Educação ambiental e arborização urbana.  Para tanto, esse professor pode oportunizar discussões sobre potencialidades, desafios e soluções para o semiárido paraibano através da educação ambiental com o uso da metodologia aula e pesquisa de campo em conjunto. Como afirma Libâneo (2009, p. 89) o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos. O mesmo autor ainda destaca que essa unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida quando o ensino se caracteriza pela memorização, quando o professor concentra na sua pessoa a exposição da matéria, quando não suscita o envolvimento ativo dos alunos (2009,p.91). Essa metodologia  ensino possibilita articular a teoria e a prática, o desenvolvimento do senso reflexivo e crítico por parte dos alunos, bem como, a construção do conhecimento científico e responsabilidade socioambiental. Assim, como afirma Jacobi (2005, p.233): \r\n
      “Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente”. \r\n
      Conclui-se que o uso de aula e pesquisa de campo, em conjunto, no semiárido paraibano é uma alternativa facilitadora para o processo de ensino aprendizagem e para sensibilização ambiental. Por sua vez, quando bem planejada a aula, se oportuniza ações de investigação, reflexão, de aquisição de conhecimentos de forma integrada, interdisciplinar e contextualizada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, METODOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID1225_10112018153204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA ALVES PEGADO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA PEGADO-DANTAS"
    "autor_email" => "alvespegado@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50557
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 1225
    "titulo" => "AULA E PESQUISA DE CAMPO EM CONJUNTO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O ENSINO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "resumo" => """
      A busca por metodologias como facilitadoras para a articulação da educação ambiental com as várias áreas do conhecimento no momento do processo de ensino aprendizagem é fato, necessário e relevante para acontecer. Para tanto, esse trabalho objetivou avaliar e divulgar para docentes pesquisadores uma alternativa viável, dinâmica e motivadora para abordagem da educação ambiental. Foi realizada pesquisa bibliográfica, campo e descritiva (Prestes, 2005) a partir da realização da técnica de observação (Marconi; Lakatos, 2010) em Sousa, Paraíba no período de maio a outubro do corrente ano. Para tanto, com visitas, observações e registros fotográficos constatou-se em ambientes da zona urbana e rural do município de Sousa que um professor, não tradicionalista, numa aula de ensino regular em conjunto com pesquisa de campo pode focar temáticas ambientais locais, regionais e nacionais como as 23 exemplificações a seguir: 1)Educação ambiental e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no semiárido paraibano; 2)Educação ambiental, história e geografia do Município de Sousa;3)Educação ambiental e sensibilização no semiárido paraibano;4)Educação ambiental e Unidades de Conservação; 5) educação ambiental e Vale dos Dinossauros; 6)Educação ambiental, meio ambiente e semiárido; 7)Educação ambiental e impacto ambiental;8)Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos;9)Educação ambiental e empreendedorismo;10)Educação ambiental e crise ambiental;11)Educação ambiental e tipos de poluição ambiental;12)Educação ambiental e a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 que Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e providências; 13)Educação ambiental, meio ambiente a partir do artigo 225 da Constituição Federativa do Brasil de 1988;14)Educação ambiental e saúde ambiental;15)Educação ambiental articulada à economia e a segurança do trabalho;16)Educação ambiental e o papel da sociedade com relação ao meio ambiente;17)Educação ambiental e recursos naturais;18)Educação ambiental e equilíbrio ambiental;19)Educação ambiental e desenvolvimento sustentável;20)Educação ambiental, a informática e o meio ambiente; 21)Educação ambiental e ecoturismo; 22) Educação ambiental e agronegócio sustentável; 23) Educação ambiental e arborização urbana.  Para tanto, esse professor pode oportunizar discussões sobre potencialidades, desafios e soluções para o semiárido paraibano através da educação ambiental com o uso da metodologia aula e pesquisa de campo em conjunto. Como afirma Libâneo (2009, p. 89) o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos. O mesmo autor ainda destaca que essa unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida quando o ensino se caracteriza pela memorização, quando o professor concentra na sua pessoa a exposição da matéria, quando não suscita o envolvimento ativo dos alunos (2009,p.91). Essa metodologia  ensino possibilita articular a teoria e a prática, o desenvolvimento do senso reflexivo e crítico por parte dos alunos, bem como, a construção do conhecimento científico e responsabilidade socioambiental. Assim, como afirma Jacobi (2005, p.233): \r\n
      “Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente”. \r\n
      Conclui-se que o uso de aula e pesquisa de campo, em conjunto, no semiárido paraibano é uma alternativa facilitadora para o processo de ensino aprendizagem e para sensibilização ambiental. Por sua vez, quando bem planejada a aula, se oportuniza ações de investigação, reflexão, de aquisição de conhecimentos de forma integrada, interdisciplinar e contextualizada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, METODOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID1225_10112018153204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA ALVES PEGADO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA PEGADO-DANTAS"
    "autor_email" => "alvespegado@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

A busca por metodologias como facilitadoras para a articulação da educação ambiental com as várias áreas do conhecimento no momento do processo de ensino aprendizagem é fato, necessário e relevante para acontecer. Para tanto, esse trabalho objetivou avaliar e divulgar para docentes pesquisadores uma alternativa viável, dinâmica e motivadora para abordagem da educação ambiental. Foi realizada pesquisa bibliográfica, campo e descritiva (Prestes, 2005) a partir da realização da técnica de observação (Marconi; Lakatos, 2010) em Sousa, Paraíba no período de maio a outubro do corrente ano. Para tanto, com visitas, observações e registros fotográficos constatou-se em ambientes da zona urbana e rural do município de Sousa que um professor, não tradicionalista, numa aula de ensino regular em conjunto com pesquisa de campo pode focar temáticas ambientais locais, regionais e nacionais como as 23 exemplificações a seguir: 1)Educação ambiental e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no semiárido paraibano; 2)Educação ambiental, história e geografia do Município de Sousa;3)Educação ambiental e sensibilização no semiárido paraibano;4)Educação ambiental e Unidades de Conservação; 5) educação ambiental e Vale dos Dinossauros; 6)Educação ambiental, meio ambiente e semiárido; 7)Educação ambiental e impacto ambiental;8)Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos;9)Educação ambiental e empreendedorismo;10)Educação ambiental e crise ambiental;11)Educação ambiental e tipos de poluição ambiental;12)Educação ambiental e a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 que Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e providências; 13)Educação ambiental, meio ambiente a partir do artigo 225 da Constituição Federativa do Brasil de 1988;14)Educação ambiental e saúde ambiental;15)Educação ambiental articulada à economia e a segurança do trabalho;16)Educação ambiental e o papel da sociedade com relação ao meio ambiente;17)Educação ambiental e recursos naturais;18)Educação ambiental e equilíbrio ambiental;19)Educação ambiental e desenvolvimento sustentável;20)Educação ambiental, a informática e o meio ambiente; 21)Educação ambiental e ecoturismo; 22) Educação ambiental e agronegócio sustentável; 23) Educação ambiental e arborização urbana. Para tanto, esse professor pode oportunizar discussões sobre potencialidades, desafios e soluções para o semiárido paraibano através da educação ambiental com o uso da metodologia aula e pesquisa de campo em conjunto. Como afirma Libâneo (2009, p. 89) o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos. O mesmo autor ainda destaca que essa unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida quando o ensino se caracteriza pela memorização, quando o professor concentra na sua pessoa a exposição da matéria, quando não suscita o envolvimento ativo dos alunos (2009,p.91). Essa metodologia ensino possibilita articular a teoria e a prática, o desenvolvimento do senso reflexivo e crítico por parte dos alunos, bem como, a construção do conhecimento científico e responsabilidade socioambiental. Assim, como afirma Jacobi (2005, p.233): “Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente”. Conclui-se que o uso de aula e pesquisa de campo, em conjunto, no semiárido paraibano é uma alternativa facilitadora para o processo de ensino aprendizagem e para sensibilização ambiental. Por sua vez, quando bem planejada a aula, se oportuniza ações de investigação, reflexão, de aquisição de conhecimentos de forma integrada, interdisciplinar e contextualizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.