Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A EDUCAÇÃO NAS REGIÕES SEMIÁRIDAS DO BRASIL: REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS

Palavra-chaves: EDUCAçãO, ENSINO-APRENDIZAGEM, REGIõES SEMIáRIDAS Comunicação Oral (CO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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      população semiárida do Brasil. Tornar-se necessário, para tanto, claro o objetivo do ensino-aprendizagem\r\n
      em cada uma das regiões semiáridas, buscando sistematizar ações proativas do Governo\r\n
      Federal com a sociedade na dimensão de construir os conhecimentos e uma educação com mais\r\n
      qualidade para educadores e educandos. As questões sociais das regiões semiáridas necessitam ser\r\n
      refletidas, exclusivamente no que diz respeito aos investimentos orçamentários para que os agentes\r\n
      envolvidos no ensino público possam usufruir dos seus direitos públicos perante a cidadania. Estas\r\n
      regiões, com suas especificidades e lutas vêm avançando nas relações significativas, dependentemente\r\n
      de recursos conquistados para diminuir a preclaridade, fornecer os serviços necessários ao\r\n
      desenvolvimento do ensino e atender de forma mais digna o grau de necessidade, sobretudo na ciência\r\n
      e no trabalho pedagógico daqueles que exercem suas atividades para as populações das escolas do\r\n
      semiárido. Sendo assim, essas atividades são estabelecidas nas relações mútuas, para que a educação\r\n
      se evidencie, de acordo com os problemas sociais da zona rural e urbana, democratizando ações para\r\n
      que educadores e educandos se aprimorem nas práticas abordadas dentro de sala de aula, fomentando\r\n
      um franco diálogo frente aos saberes, compreendendo experiências e realizando trabalhos dialogados\r\n
      pelo poder da comunicação apresentada em diálogo cultural, histórico e instrucional. Nesse sentido, o\r\n
      presente artigo tem como objetivo analisar a educação nas regiões semiáridas do Brasil. A partir dos\r\n
      estudos de Albuquerque (1999), Claval (2007), Favero (2007), Martins (2004), entre outros teóricos,\r\n
      foi realizado um estudo bibliográfico no intuito de discutir sobre os desafios e as perspectivas do\r\n
      processo de educação nas áreas semiáridas, bem como refletir sobre as práticas dos docentes abordadas\r\n
      no ensino-aprendizagem de alunos. Concluiu-se que a educação proporciona o conhecimento\r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

No ambiente semiárido existem escolas para a abordagem do conhecimento, apesar da grande escassez de materiais paradidáticos e didáticos nas demandas das políticas públicas para a população semiárida do Brasil. Tornar-se necessário, para tanto, claro o objetivo do ensino-aprendizagem em cada uma das regiões semiáridas, buscando sistematizar ações proativas do Governo Federal com a sociedade na dimensão de construir os conhecimentos e uma educação com mais qualidade para educadores e educandos. As questões sociais das regiões semiáridas necessitam ser refletidas, exclusivamente no que diz respeito aos investimentos orçamentários para que os agentes envolvidos no ensino público possam usufruir dos seus direitos públicos perante a cidadania. Estas regiões, com suas especificidades e lutas vêm avançando nas relações significativas, dependentemente de recursos conquistados para diminuir a preclaridade, fornecer os serviços necessários ao desenvolvimento do ensino e atender de forma mais digna o grau de necessidade, sobretudo na ciência e no trabalho pedagógico daqueles que exercem suas atividades para as populações das escolas do semiárido. Sendo assim, essas atividades são estabelecidas nas relações mútuas, para que a educação se evidencie, de acordo com os problemas sociais da zona rural e urbana, democratizando ações para que educadores e educandos se aprimorem nas práticas abordadas dentro de sala de aula, fomentando um franco diálogo frente aos saberes, compreendendo experiências e realizando trabalhos dialogados pelo poder da comunicação apresentada em diálogo cultural, histórico e instrucional. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a educação nas regiões semiáridas do Brasil. A partir dos estudos de Albuquerque (1999), Claval (2007), Favero (2007), Martins (2004), entre outros teóricos, foi realizado um estudo bibliográfico no intuito de discutir sobre os desafios e as perspectivas do processo de educação nas áreas semiáridas, bem como refletir sobre as práticas dos docentes abordadas no ensino-aprendizagem de alunos. Concluiu-se que a educação proporciona o conhecimento científico, à práxis social e as contribuições sociais para a formação relevante de educandos no semiárido do Brasil.

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