No ambiente semiárido existem escolas para a abordagem do conhecimento, apesar da
grande escassez de materiais paradidáticos e didáticos nas demandas das políticas públicas para a
população semiárida do Brasil. Tornar-se necessário, para tanto, claro o objetivo do ensino-aprendizagem
em cada uma das regiões semiáridas, buscando sistematizar ações proativas do Governo
Federal com a sociedade na dimensão de construir os conhecimentos e uma educação com mais
qualidade para educadores e educandos. As questões sociais das regiões semiáridas necessitam ser
refletidas, exclusivamente no que diz respeito aos investimentos orçamentários para que os agentes
envolvidos no ensino público possam usufruir dos seus direitos públicos perante a cidadania. Estas
regiões, com suas especificidades e lutas vêm avançando nas relações significativas, dependentemente
de recursos conquistados para diminuir a preclaridade, fornecer os serviços necessários ao
desenvolvimento do ensino e atender de forma mais digna o grau de necessidade, sobretudo na ciência
e no trabalho pedagógico daqueles que exercem suas atividades para as populações das escolas do
semiárido. Sendo assim, essas atividades são estabelecidas nas relações mútuas, para que a educação
se evidencie, de acordo com os problemas sociais da zona rural e urbana, democratizando ações para
que educadores e educandos se aprimorem nas práticas abordadas dentro de sala de aula, fomentando
um franco diálogo frente aos saberes, compreendendo experiências e realizando trabalhos dialogados
pelo poder da comunicação apresentada em diálogo cultural, histórico e instrucional. Nesse sentido, o
presente artigo tem como objetivo analisar a educação nas regiões semiáridas do Brasil. A partir dos
estudos de Albuquerque (1999), Claval (2007), Favero (2007), Martins (2004), entre outros teóricos,
foi realizado um estudo bibliográfico no intuito de discutir sobre os desafios e as perspectivas do
processo de educação nas áreas semiáridas, bem como refletir sobre as práticas dos docentes abordadas
no ensino-aprendizagem de alunos. Concluiu-se que a educação proporciona o conhecimento
científico, à práxis social e as contribuições sociais para a formação relevante de educandos no
semiárido do Brasil.