CONCEPÇÕES DE ENVELHECIMENTO/IDOSO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
"2018-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50307 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ENVELHECIMENTO/IDOSO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "O projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) surgiu na França em 1973, com o objetivo de tirar os idosos do isolamento e propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida, bem como modificar sua imagem diante da sociedade, visto que há uma nova construção social de velhice que vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais desde o pós-guerra. A ideia se propagou para a maioria dos países que enfrentam o envelhecimento populacional. No Brasil, embora encontrados por diferentes nomenclaturas, tinha no ano de 2015 o registro de 36 Universidades Públicas Federais com programas com tais características. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com 13 professores que atuaram em um projeto UATI em uma universidade pública no estado do Paraná com o objetivo de elucidar as suas concepções a respeito do envelhecimento/idoso. Os resultados obtidos indicam tanto a presença de concepções associadas a um envelhecimento ativo, como de pessoas experientes ou sábios, devido seus caminhos já trilhados e o envelhecer como um estado de espírito. Por outro lado, concepções de envelhecimento como um fator biológico, que enfatizam as perdas resultantes do processo de envelhecimento também foram mencionadas. Conclui-se que os docentes que atuaram no projeto possuem uma concepção diversificada a respeito do idoso ou do processo do envelhecimento, essas concepções são construídas através das construções sociais ou conceitos biológicos pautando pela ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "UATI, DOCÊNCIA, ENVELHECIMENTO, IDOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA12_ID289_01102018085507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_email" => "brunopsicoach@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50307 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ENVELHECIMENTO/IDOSO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "O projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) surgiu na França em 1973, com o objetivo de tirar os idosos do isolamento e propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida, bem como modificar sua imagem diante da sociedade, visto que há uma nova construção social de velhice que vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais desde o pós-guerra. A ideia se propagou para a maioria dos países que enfrentam o envelhecimento populacional. No Brasil, embora encontrados por diferentes nomenclaturas, tinha no ano de 2015 o registro de 36 Universidades Públicas Federais com programas com tais características. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com 13 professores que atuaram em um projeto UATI em uma universidade pública no estado do Paraná com o objetivo de elucidar as suas concepções a respeito do envelhecimento/idoso. Os resultados obtidos indicam tanto a presença de concepções associadas a um envelhecimento ativo, como de pessoas experientes ou sábios, devido seus caminhos já trilhados e o envelhecer como um estado de espírito. Por outro lado, concepções de envelhecimento como um fator biológico, que enfatizam as perdas resultantes do processo de envelhecimento também foram mencionadas. Conclui-se que os docentes que atuaram no projeto possuem uma concepção diversificada a respeito do idoso ou do processo do envelhecimento, essas concepções são construídas através das construções sociais ou conceitos biológicos pautando pela ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "UATI, DOCÊNCIA, ENVELHECIMENTO, IDOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA12_ID289_01102018085507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_email" => "brunopsicoach@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }