O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS E A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 507 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 916 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS E A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA" "resumo" => "Este Trabalho é proveniente do projeto de pesquisa “O livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a temática afrobrasileira”, PIBIC/CNPQ que está englobado em um projeto maior do PROPESQ/UEPB, em andamento. Que tem por objetivo averiguar e analisar qual a visão da história afrobrasileira presente nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas públicas municipais de Campina Grande. A inquietação a respeito do que vem sendo apresentado nesses livros sobre a questão afrobrasileira surgiu da hipótese da carência de formação docente. Será que os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem conhecimento sobre a história e cultura afrobrasileira e africana? Quais os conteúdos sobre o povo negro que são tratados nos livros didáticos? A metodologia envolve aspectos quantitativos e qualitativos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva embasada no estudo bibliográfico e documental. Seu universo abrange as escolas públicas municipais de Campina Grande. Os resultados até o momento apontaram que a maioria das escolas apresenta materiais didáticos e paradidáticos sobre o tema, mas existem questões escolares e extra-escolares que dificultam o desenvolvimento de uma proposta sistemática e orientada na direção da temática afrobrasileira. Acreditamos que é de suma importância investigar quais os fatores que levam os/as professores/as a rejeitarem e a resistirem no enfoque da problemática. Elucidar essa questão será fundamental para a implementação da lei 10.639/2003 nas escolas da rede pública municipal de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Livro didático, História e cultura afrobrasileira, Lei 10.639/2003" "idioma" => "Português" "arquivo" => "23ce1851341ec1fa9e0c259de10bf87c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE SOUSA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE SOUSA" "autor_email" => "raqueluepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 507 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 916 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS E A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA" "resumo" => "Este Trabalho é proveniente do projeto de pesquisa “O livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a temática afrobrasileira”, PIBIC/CNPQ que está englobado em um projeto maior do PROPESQ/UEPB, em andamento. Que tem por objetivo averiguar e analisar qual a visão da história afrobrasileira presente nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas públicas municipais de Campina Grande. A inquietação a respeito do que vem sendo apresentado nesses livros sobre a questão afrobrasileira surgiu da hipótese da carência de formação docente. Será que os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem conhecimento sobre a história e cultura afrobrasileira e africana? Quais os conteúdos sobre o povo negro que são tratados nos livros didáticos? A metodologia envolve aspectos quantitativos e qualitativos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva embasada no estudo bibliográfico e documental. Seu universo abrange as escolas públicas municipais de Campina Grande. Os resultados até o momento apontaram que a maioria das escolas apresenta materiais didáticos e paradidáticos sobre o tema, mas existem questões escolares e extra-escolares que dificultam o desenvolvimento de uma proposta sistemática e orientada na direção da temática afrobrasileira. Acreditamos que é de suma importância investigar quais os fatores que levam os/as professores/as a rejeitarem e a resistirem no enfoque da problemática. Elucidar essa questão será fundamental para a implementação da lei 10.639/2003 nas escolas da rede pública municipal de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Livro didático, História e cultura afrobrasileira, Lei 10.639/2003" "idioma" => "Português" "arquivo" => "23ce1851341ec1fa9e0c259de10bf87c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE SOUSA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE SOUSA" "autor_email" => "raqueluepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }