Realizamos esta pesquisa com o objetivo de analisar, a partir da semiótica Peirceana, como discentes em formação inicial do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhem os texto/signos representativos das Florestas Tropicais Pluviais (FTP). Especificamente pretendemos saber: i) quais os valores estéticos e científicos manifestados pelos alunos de licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca – UECE/FACEDI durante o estudo das FTP e ii) como estes valores relacionam-se com ações de ensino na educação básica. Uma pesquisa anterior com professores universitários demonstrou que a dimensão estética das FTP na prática docente é pouco considerada, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica. Motivados por estes resultados, surgiu o questionamento de se esse comportamento é também manifestado por professores de Biologia em formação inicial. Para isso utilizamos os mesmos textos da pesquisa com professores universitários, que apresentavam a descrição de um fragmento de FTP com diferentes linguagens. Após a leitura dos três textos os alunos responderam aos seguintes questionamentos: 1) Quais suas impressões sobre estes textos? 2) Qual das três descrições mais lhe agrada? Por quê? 3) Suponha que você tivesse que dar uma aula sobre o assunto, qual(is) texto(s) você escolheria? Por quê? Foi solicitado também que eles identificassem as palavras desconhecidas e foi realizada uma atividade conjunta para buscar o significado dessas palavras. Os licenciandos de Biologia da FACEDI preferiram o texto 2 por considera-lo objetivo e de fácil compreensão, enquanto os professores universitários da primeira pesquisa preferiram o 1 e 3 por considera-los envolventes. Na escolha do texto para utilização nas aulas, a maioria dos licenciandos escolheu o texto 2, semelhante aos professores universitários que escolheram os textos 2 e 3. Estes resultados demonstram que prevalece a dimensão científica em detrimento da estética na escolha de recursos pedagógicos também por parte dos licenciandos, pois o texto 2 é mais objetiva e científico . No entanto, o uso de textos diferentes proporciona linguagens múltiplas que podem ser empregadas nas rotinas de trabalho de professores do ensino universitário e do nível básico facilitando uma aprendizagem participativa e atraente.