Este trabalho é fruto do Projeto de Extensão LITERATURA INFANTIL AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: TEATRALIDADES LÚDICAS, desenvolvido junto às cidades do maciço de Baturité-Ce em 2015 e 2016. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados e os desdobramentos surgidos através da ação de formação do Projeto de Extensão que trata do tema da inclusão da literatura infantil africana e afro-brasileira no cotidiano escolar. O diferencial do projeto é a abordagem metodológica, estética e conceitual da Teatralidade Lúdica, a mesma fomenta a aplicabilidade de práticas e conteúdos relativos à cultura e história africana e afro-brasileira de forma interativa, transformando o conteúdo numa prática vivencial compartilhada que integra contar, cantar, juntar e imaginar. A dimensão do lúdico é apresentada por Huizinga (2008) como “lugar do faz de conta”, mas também da existência do jogo com regras. O embasamento teórico também adotou considerações de Féral (2004) sobre a alteridade e teatralidade, além de Castilho (2004) sobre a representação do negro na literatura, especificamente, a infantil, dentre outros. Nossa metodologia assume uma perspectiva qualitativa mediante o contato direto e interativo entre alunos e professores das Escolas do Maciço de Baturité. Consideramos que os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, nossas ações no âmbito escolar, segundo depoimento de professores das Escolas participantes do Projeto de Extensão, propiciaram maior domínio conceitual das culturas africana e afro-brasileira e melhor uso do material didático disponível em sala de aula. Por fim, apresentaremos alguns dos desdobramentos produzidos no contexto do ensino da Arte para alunos do Ensino Médio tendo como ferramenta a vivência criativa e a interatividade propiciadas pela aplicabilidade da Teatralidade Lúdica.