Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

LUDICIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Com rompimento do pensamento romântico, é que a valorização da brincadeira, ganha destaque na educação das crianças, nessa época, as brincadeiras eram vistas como uma recreação, não era permitindo comportamento infantil, por parte das crianças. Tivemos como objetivo compreender, a relação entre a ludicidade e a formação de professores, para atuarem na Educação Infantil, bem como a importância dessa linguagem na vida das crianças. A metodologia, uma revisão bibliográfica teve no estudo de autores, sobre as teorias acerca do brincar. Os autores estudados foram Vygotsky (1991), Brougère (2004), Kramer (2007), Kishimoto (2003), que trazem o brincar como centro das atividades na Educação Infantil, e os documentos RCNEIs (1998), DCNEIs (2010), BNCC (2017), por garantirem o lúdico na vida das crianças na escola, entendendo que são sujeitos de direitos. Tomamos como referencial teórico da formação Lima (2010), Imbernón (2010), Freire (2011), que promovem o entendimento da necessidade da formação. Como resultados, constatou que a infância possui uma especificidade e que as crianças são seres naturalmente lúdicos e só compreendem o mundo por esse viés; os professores fazem espontaneamente relação às brincadeiras e atividades lúdicas que compõem o currículo da Educação Infantil, mas, necessitam se apropriar mais dessa ludicidade e compreender como ele se dá no ensino aprendizagem das crianças. Para isso é necessário uma formação que seja pautada dentro da abordagem lúdica respeitando as crianças enquanto sujeitos de direitos. A conclusão foi compreender que a atividade lúdica, orientada ao aprendizado infantil, se mostra essencial na infância, uma vez que o conjunto de valores e costumes que as crianças carregarão por toda a vida é moldado nas brincadeiras e atividades brincantes: através da espontaneidade, do prazer e da criatividade, poderemos formar pessoas conhecedoras e valorizadoras da nossa cultura.

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