Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A MATEMÁTICA POR TRÁS DA MATEMÁTICA: OS SEGREDOS “NÃO DITOS” DAS FORMULAÇÕES PITAGÓRICAS

Palavra-chaves: ENSINO, FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS Pôster (PO) INTERDISCIPLINAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49452
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 153
    "titulo" => "A MATEMÁTICA POR TRÁS DA MATEMÁTICA: OS SEGREDOS “NÃO DITOS” DAS FORMULAÇÕES PITAGÓRICAS"
    "resumo" => "No âmbito da filosofia pré-socrática, os pitagóricos acreditavam que a matemática era o princípio (arché) de todas as coisas que existem. A escola pitagórica se preocupou em entender o universo através dos números e assim conseguiram estabelecer relações entre aritmética e a geometria. Diante disto, o estudo se dedicou a resolver a seguinte problemática: Como as compreensões filosófico-cosmológicas de Pitágoras nos podem ensinar a melhor aprender o sentido real da sua matemática e suas aplicações práticas, tantas vezes ocultas nas lições escolares, por professores(as) que reproduzem apenas suas formulações genéricas para aplicações em sala de aula? Assim, acreditamos que este trabalho pode suscitar uma nova compreensão docente sobre o ensino da matemática, como também pode fomentar mais encantamento para aqueles que a estudam, demonstrando como a matemática pitagórica pode ser trabalhada nas escolas recorrendo a forma como os pitagóricos entendiam a matemática através da geometria cósmica e não apenas repassando suas fórmulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA74_ID153_12092017005846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA AZEVEDO CORDEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO"
    "autor_email" => "fernanda_8nand@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49452
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 153
    "titulo" => "A MATEMÁTICA POR TRÁS DA MATEMÁTICA: OS SEGREDOS “NÃO DITOS” DAS FORMULAÇÕES PITAGÓRICAS"
    "resumo" => "No âmbito da filosofia pré-socrática, os pitagóricos acreditavam que a matemática era o princípio (arché) de todas as coisas que existem. A escola pitagórica se preocupou em entender o universo através dos números e assim conseguiram estabelecer relações entre aritmética e a geometria. Diante disto, o estudo se dedicou a resolver a seguinte problemática: Como as compreensões filosófico-cosmológicas de Pitágoras nos podem ensinar a melhor aprender o sentido real da sua matemática e suas aplicações práticas, tantas vezes ocultas nas lições escolares, por professores(as) que reproduzem apenas suas formulações genéricas para aplicações em sala de aula? Assim, acreditamos que este trabalho pode suscitar uma nova compreensão docente sobre o ensino da matemática, como também pode fomentar mais encantamento para aqueles que a estudam, demonstrando como a matemática pitagórica pode ser trabalhada nas escolas recorrendo a forma como os pitagóricos entendiam a matemática através da geometria cósmica e não apenas repassando suas fórmulas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA74_ID153_12092017005846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA AZEVEDO CORDEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO"
    "autor_email" => "fernanda_8nand@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

No âmbito da filosofia pré-socrática, os pitagóricos acreditavam que a matemática era o princípio (arché) de todas as coisas que existem. A escola pitagórica se preocupou em entender o universo através dos números e assim conseguiram estabelecer relações entre aritmética e a geometria. Diante disto, o estudo se dedicou a resolver a seguinte problemática: Como as compreensões filosófico-cosmológicas de Pitágoras nos podem ensinar a melhor aprender o sentido real da sua matemática e suas aplicações práticas, tantas vezes ocultas nas lições escolares, por professores(as) que reproduzem apenas suas formulações genéricas para aplicações em sala de aula? Assim, acreditamos que este trabalho pode suscitar uma nova compreensão docente sobre o ensino da matemática, como também pode fomentar mais encantamento para aqueles que a estudam, demonstrando como a matemática pitagórica pode ser trabalhada nas escolas recorrendo a forma como os pitagóricos entendiam a matemática através da geometria cósmica e não apenas repassando suas fórmulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.