PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O LÚDICO: ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50085 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 1032 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O LÚDICO: ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As práticas de construção da linguagem oral e escrita, no atendimento às crianças de 3 a 5 anos, demanda o entendimento de algumas questões ligadas ao acesso do signo escrito, seu valor social, cultural e a possibilidade de produção de seu uso, contribuindo para o processo de alfabetização e letramento. Nestes termos, elencamos as seguintes questões de pesquisa: é na Educação Infantil que se inicia o processo de alfabetização e letramento? Como desenvolver essas práticas na EI? Qual a compreensão dos professores sobre alfabetizar/letrar na Educação Infantil? Que práticas pedagógicas voltadas para a aproximação da criança com a alfabetização e letramento são desenvolvidas pelos professores e professoras na EI em Parnaíba? Que fatores interferem no processo de alfabetização e letramento na EI? Como conduzir o processo de alfabetização e letramento? Como inserir este ato pedagógico na cultura da infância - O Brincar? Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar as práticas de alfabetização e letramento dos professores que atuam na Educação Infantil a fim de entender o papel do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, especificamente na construção e aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Para que os objetivos desta pesquisa sejam atingidos, terá caráter qualitativo, valorizando a realidade natural em que ocorre o “fenômeno” estudado como momento privilegiado para coleta de informações. Observamos que as professoras, de maneira lúdica, introduzem vários jogos e brincadeiras que estimulam as crianças a participarem das aulas de forma alegre e bem descontraída e promovem a aproximação com a leitura e a escrita, mediados pela ludicidade" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTILO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1032_15092017224836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIUZA ALVES DA COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "NIUZA ALVES" "autor_email" => "niuzaalves24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50085 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 1032 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O LÚDICO: ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As práticas de construção da linguagem oral e escrita, no atendimento às crianças de 3 a 5 anos, demanda o entendimento de algumas questões ligadas ao acesso do signo escrito, seu valor social, cultural e a possibilidade de produção de seu uso, contribuindo para o processo de alfabetização e letramento. Nestes termos, elencamos as seguintes questões de pesquisa: é na Educação Infantil que se inicia o processo de alfabetização e letramento? Como desenvolver essas práticas na EI? Qual a compreensão dos professores sobre alfabetizar/letrar na Educação Infantil? Que práticas pedagógicas voltadas para a aproximação da criança com a alfabetização e letramento são desenvolvidas pelos professores e professoras na EI em Parnaíba? Que fatores interferem no processo de alfabetização e letramento na EI? Como conduzir o processo de alfabetização e letramento? Como inserir este ato pedagógico na cultura da infância - O Brincar? Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar as práticas de alfabetização e letramento dos professores que atuam na Educação Infantil a fim de entender o papel do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, especificamente na construção e aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Para que os objetivos desta pesquisa sejam atingidos, terá caráter qualitativo, valorizando a realidade natural em que ocorre o “fenômeno” estudado como momento privilegiado para coleta de informações. Observamos que as professoras, de maneira lúdica, introduzem vários jogos e brincadeiras que estimulam as crianças a participarem das aulas de forma alegre e bem descontraída e promovem a aproximação com a leitura e a escrita, mediados pela ludicidade" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTILO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1032_15092017224836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIUZA ALVES DA COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "NIUZA ALVES" "autor_email" => "niuzaalves24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }