Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AULA PRÁTICA E JOGO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, AULA PRÁTICA, JOGO Comunicação Oral (CO) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49595
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 2038
    "titulo" => "AULA PRÁTICA E JOGO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "No contexto da educação atual o professor necessita adotar metodologias eficientes para criar uma verdadeira atmosfera de conhecimento versus aprendizagem. No ensino de ciências, por exemplo, o uso de nomes científicos ou a complexidade abstrata da disciplina dificulta o entendimento de grande parte dos alunos. Visando diminuir essas dificuldades, é imprescindível uma tomada de decisão pelo professor a fim de renovar suas metodologias de ensino de ciências. A aula prática surge como uma ferramenta para superar essas dificuldades. Sendo esta utilizada de forma correta, respeitando os limites dos alunos, pode agregar pontos positivos no processo final do ensino, a aprendizagem. Outra metodologia que vem ganhando espaço nas práticas pedagógicas é o uso do jogo didático. Por meio deste, os alunos são estimulados a aprender com mais dinamismo, onde há o desenvolvimento de competência e acentuação da relação professor-aluno. Objetivou-se então, identificar se as metodologias alternativas são capazes de facilitar o ensino-aprendizagem de ciências com alunos de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino de Crateús-CE. Como método de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado. A prática laboratorial consistia na observação através do microscópio das células vegetais da cebola e células animais da mucosa da boca. Quando todos haviam visto as células, foi aplicada uma atividade com o objetivo de diferenciar as estruturas encontradas em cada organela visualizada. Já no final da atividade, foi aplicado um jogo didático conhecido como o jogo das “três pistas’’ para revisão e fixação dos conceitos abordados. Nas duas atividades propostas para a ação, o jogo didático e a prática permitiram os alunos vivenciarem as vantagens que essas metodologias oferecem. O entusiasmo e participação dos estudantes evidenciaram o quão prazeroso é trabalhar com alternativas diferenciadas. No questionário, quando perguntados se conheciam um laboratório de biologia, 9 (40%) dos estudantes responderam que sim, enquanto 13 (59%) marcaram a opção não. Já sobre o jogo, apenas 4 (18%) dos alunos sentiram dificuldades durante a   aplicação. Diante do exposto, foi notório que as metodologias alternativas podem contribuir positivamente para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, geralmente possibilitam a interação dos alunos uns com os outros, ultrapassando as limitações do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, AULA PRÁTICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID2038_15092017221111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THALIS FERREIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THALIS FERREIRA"
    "autor_email" => "thalisferreira@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49595
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 2038
    "titulo" => "AULA PRÁTICA E JOGO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "No contexto da educação atual o professor necessita adotar metodologias eficientes para criar uma verdadeira atmosfera de conhecimento versus aprendizagem. No ensino de ciências, por exemplo, o uso de nomes científicos ou a complexidade abstrata da disciplina dificulta o entendimento de grande parte dos alunos. Visando diminuir essas dificuldades, é imprescindível uma tomada de decisão pelo professor a fim de renovar suas metodologias de ensino de ciências. A aula prática surge como uma ferramenta para superar essas dificuldades. Sendo esta utilizada de forma correta, respeitando os limites dos alunos, pode agregar pontos positivos no processo final do ensino, a aprendizagem. Outra metodologia que vem ganhando espaço nas práticas pedagógicas é o uso do jogo didático. Por meio deste, os alunos são estimulados a aprender com mais dinamismo, onde há o desenvolvimento de competência e acentuação da relação professor-aluno. Objetivou-se então, identificar se as metodologias alternativas são capazes de facilitar o ensino-aprendizagem de ciências com alunos de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino de Crateús-CE. Como método de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado. A prática laboratorial consistia na observação através do microscópio das células vegetais da cebola e células animais da mucosa da boca. Quando todos haviam visto as células, foi aplicada uma atividade com o objetivo de diferenciar as estruturas encontradas em cada organela visualizada. Já no final da atividade, foi aplicado um jogo didático conhecido como o jogo das “três pistas’’ para revisão e fixação dos conceitos abordados. Nas duas atividades propostas para a ação, o jogo didático e a prática permitiram os alunos vivenciarem as vantagens que essas metodologias oferecem. O entusiasmo e participação dos estudantes evidenciaram o quão prazeroso é trabalhar com alternativas diferenciadas. No questionário, quando perguntados se conheciam um laboratório de biologia, 9 (40%) dos estudantes responderam que sim, enquanto 13 (59%) marcaram a opção não. Já sobre o jogo, apenas 4 (18%) dos alunos sentiram dificuldades durante a   aplicação. Diante do exposto, foi notório que as metodologias alternativas podem contribuir positivamente para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, geralmente possibilitam a interação dos alunos uns com os outros, ultrapassando as limitações do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, AULA PRÁTICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID2038_15092017221111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THALIS FERREIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THALIS FERREIRA"
    "autor_email" => "thalisferreira@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

No contexto da educação atual o professor necessita adotar metodologias eficientes para criar uma verdadeira atmosfera de conhecimento versus aprendizagem. No ensino de ciências, por exemplo, o uso de nomes científicos ou a complexidade abstrata da disciplina dificulta o entendimento de grande parte dos alunos. Visando diminuir essas dificuldades, é imprescindível uma tomada de decisão pelo professor a fim de renovar suas metodologias de ensino de ciências. A aula prática surge como uma ferramenta para superar essas dificuldades. Sendo esta utilizada de forma correta, respeitando os limites dos alunos, pode agregar pontos positivos no processo final do ensino, a aprendizagem. Outra metodologia que vem ganhando espaço nas práticas pedagógicas é o uso do jogo didático. Por meio deste, os alunos são estimulados a aprender com mais dinamismo, onde há o desenvolvimento de competência e acentuação da relação professor-aluno. Objetivou-se então, identificar se as metodologias alternativas são capazes de facilitar o ensino-aprendizagem de ciências com alunos de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino de Crateús-CE. Como método de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado. A prática laboratorial consistia na observação através do microscópio das células vegetais da cebola e células animais da mucosa da boca. Quando todos haviam visto as células, foi aplicada uma atividade com o objetivo de diferenciar as estruturas encontradas em cada organela visualizada. Já no final da atividade, foi aplicado um jogo didático conhecido como o jogo das “três pistas’’ para revisão e fixação dos conceitos abordados. Nas duas atividades propostas para a ação, o jogo didático e a prática permitiram os alunos vivenciarem as vantagens que essas metodologias oferecem. O entusiasmo e participação dos estudantes evidenciaram o quão prazeroso é trabalhar com alternativas diferenciadas. No questionário, quando perguntados se conheciam um laboratório de biologia, 9 (40%) dos estudantes responderam que sim, enquanto 13 (59%) marcaram a opção não. Já sobre o jogo, apenas 4 (18%) dos alunos sentiram dificuldades durante a aplicação. Diante do exposto, foi notório que as metodologias alternativas podem contribuir positivamente para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, geralmente possibilitam a interação dos alunos uns com os outros, ultrapassando as limitações do saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.