Desde os tempos antigos, há interesse em estu¬¬dar o céu. Esse desejo tem inspirado diversas pesquisas e estudos em todos os níveis de ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam a implantação do ensino da Astronomia nas séries intermediárias do ensino fundamental, no eixo temático “Terra e Universo”. Sendo de extrema importância conhecer as definições e conceitos básicos tais como, satélite natural da Terra, gravitação, galáxia, sistema solar e seus respectivos movimentos característicos. O objetivo do trabalho ora apresentado foi é o de investigar os conceitos básicos de Astronomia adquiridos pelos alunos nos anos intermediários do Ensino Fundamental II. A investigação foi realizada em uma escola da rede privada na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. O estudo teve como base uma coleta de dados obtidos através de um questionário o qual foi aplicado aos alunos do 7º e 8º ano. Com a finalidade de filtrar as principais respostas encontradas e elaborar um cenário que possibilite um melhor planejamento para os professores que irão ministrar os próximos conteúdos de Astronomia. Os resultados encontrados mostram que os alunos estavam com um conhecimento limitado, e não souberam responder problemas envolvendo conceitos básicos que deveriam ter sido adquiridos nas séries anteriores, deixando bem clara uma defasagem nas aulas que esses alunos presenciaram.