Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, FÍSICA, METODOLOGIA Pôster (PO) ASTRONOMIA / FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49977
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 2241
    "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA."
    "resumo" => "Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, FÍSICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID2241_12092017111058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA"
    "autor_email" => "rodrigo.sousa.silva.96@gm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49977
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 2241
    "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA."
    "resumo" => "Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, FÍSICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID2241_12092017111058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA"
    "autor_email" => "rodrigo.sousa.silva.96@gm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.