Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso.