Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

FACEBOOK E ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, ENSINO, REDE SOCIAL Pôster (PO) ENFERMAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49838
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 798
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "FACEBOOK E ENFERMAGEM:  RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, ENSINO, REDE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA87_ID440_15092017181431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO"
    "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49838
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 798
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "FACEBOOK E ENFERMAGEM:  RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, ENSINO, REDE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA87_ID440_15092017181431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO"
    "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.