Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana.