Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ARTE E INTERCULTURA NA TERRA DE MAKUNAIMA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR

Palavra-chaves: ENSINO DE ARTES, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS). Comunicação Oral (CO) ARTES / MÚSICA
0 of 0
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49554 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "ARTE E INTERCULTURA NA TERRA DE MAKUNAIMA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR" "resumo" => ": O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, com financiamento do PIBIC-CNPq. Teve como objetivo investigar de que maneira as questões interculturais estão presentes no ensino de artes nas escolas de Boa Vista-RR. Tal proposta surgiu da necessidade de se pensar uma educação voltada às necessidades e particularidades do estado, tendo em vista a diversidade cultural presente em sua constituição, bem como, a precária qualificação profissional dos professores(as) atuantes no ensino de artes, os quais, em grande maioria não possuem formação na área. A pesquisa foi realizada em três escolas da Rede Pública Estadual do município de Boa Vista-RR, tendo como participantes três professores(as) atuantes no ensino de arte e uma turma de cada professor(a) conforme sua indicação. Para a coleta de dados foram desenvolvidas entrevista (com os educadores) e questionário (com os alunos). A partir dos dados analisados foi possível concluir que existe uma rica diversidade em sala de aula que se manifestam através dos elementos culturais e lugares expostos pelos alunos, mas que para um ensino de qualidade é necessário que se leve em consideração toda a gama de vivências existentes, através do diálogo e da empatia. Para tanto, os professores devem se mostrar interessados em cooperar através da formação continuada, participação em eventos, atividades, palestras, oficinas que contribuam para um ambiente completo e ativo. O ensino da arte para ter sentido ao educando, assim como a educação de maneira geral, necessita estar articulado com os saberes que este leva consigo para dentro do espaço escolar. Daí a importância da construção de um espaço educativo propositivo onde o educando possa manifestar a sua cultura e a sua visão de mundo, entendendo-se como construtor do seu conhecimento.: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, co" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA73_ID1610_15092017211719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGINA ARIANE RODRIGUES SARMENTO" "autor_nome_curto" => "GEORGINA SARMEN" "autor_email" => "gehariane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49554 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "ARTE E INTERCULTURA NA TERRA DE MAKUNAIMA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR" "resumo" => ": O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, com financiamento do PIBIC-CNPq. Teve como objetivo investigar de que maneira as questões interculturais estão presentes no ensino de artes nas escolas de Boa Vista-RR. Tal proposta surgiu da necessidade de se pensar uma educação voltada às necessidades e particularidades do estado, tendo em vista a diversidade cultural presente em sua constituição, bem como, a precária qualificação profissional dos professores(as) atuantes no ensino de artes, os quais, em grande maioria não possuem formação na área. A pesquisa foi realizada em três escolas da Rede Pública Estadual do município de Boa Vista-RR, tendo como participantes três professores(as) atuantes no ensino de arte e uma turma de cada professor(a) conforme sua indicação. Para a coleta de dados foram desenvolvidas entrevista (com os educadores) e questionário (com os alunos). A partir dos dados analisados foi possível concluir que existe uma rica diversidade em sala de aula que se manifestam através dos elementos culturais e lugares expostos pelos alunos, mas que para um ensino de qualidade é necessário que se leve em consideração toda a gama de vivências existentes, através do diálogo e da empatia. Para tanto, os professores devem se mostrar interessados em cooperar através da formação continuada, participação em eventos, atividades, palestras, oficinas que contribuam para um ambiente completo e ativo. O ensino da arte para ter sentido ao educando, assim como a educação de maneira geral, necessita estar articulado com os saberes que este leva consigo para dentro do espaço escolar. Daí a importância da construção de um espaço educativo propositivo onde o educando possa manifestar a sua cultura e a sua visão de mundo, entendendo-se como construtor do seu conhecimento.: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, co" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA73_ID1610_15092017211719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGINA ARIANE RODRIGUES SARMENTO" "autor_nome_curto" => "GEORGINA SARMEN" "autor_email" => "gehariane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, com financiamento do PIBIC-CNPq. Teve como objetivo investigar de que maneira as questões interculturais estão presentes no ensino de artes nas escolas de Boa Vista-RR. Tal proposta surgiu da necessidade de se pensar uma educação voltada às necessidades e particularidades do estado, tendo em vista a diversidade cultural presente em sua constituição, bem como, a precária qualificação profissional dos professores(as) atuantes no ensino de artes, os quais, em grande maioria não possuem formação na área. A pesquisa foi realizada em três escolas da Rede Pública Estadual do município de Boa Vista-RR, tendo como participantes três professores(as) atuantes no ensino de arte e uma turma de cada professor(a) conforme sua indicação. Para a coleta de dados foram desenvolvidas entrevista (com os educadores) e questionário (com os alunos). A partir dos dados analisados foi possível concluir que existe uma rica diversidade em sala de aula que se manifestam através dos elementos culturais e lugares expostos pelos alunos, mas que para um ensino de qualidade é necessário que se leve em consideração toda a gama de vivências existentes, através do diálogo e da empatia. Para tanto, os professores devem se mostrar interessados em cooperar através da formação continuada, participação em eventos, atividades, palestras, oficinas que contribuam para um ambiente completo e ativo. O ensino da arte para ter sentido ao educando, assim como a educação de maneira geral, necessita estar articulado com os saberes que este leva consigo para dentro do espaço escolar. Daí a importância da construção de um espaço educativo propositivo onde o educando possa manifestar a sua cultura e a sua visão de mundo, entendendo-se como construtor do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.