A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E A CRISE DE IDENTIDADE
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49390 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E A CRISE DE IDENTIDADE" "resumo" => "O presente trabalho se insere no âmbito dos estudos sobre a formação de professores, enfocando a temática da construção da identidade profissional. Temos como objetivo refletir acerca do processo de construção da identidade docente, analisando os elementos que configuram a crise de identidade no cenário contemporâneo. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Seu desenvolvimento se deu em duas etapas, a saber, na primeira, procedemos com uma revisão da literatura com base nos estudos de Nóvoa (1991), Vicentini; Lugli (2009), Penin (2009), Pimenta (1999), Pereira; Martins (2002) e Freire (1987), na perspectiva de investigarmos o contexto histórico no qual se desenvolveu a profissão docente no Brasil, buscando refletir com relação ao processo de construção da identidade profissional e acerca da crise de identidade docente. Na segunda etapa, realizamos uma entrevista com uma professora que concluiu a sua graduação em pedagogia no ano de 2011, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho interpretamos as contribuições da professora entrevistada acerca de três eixos norteadores da investigação: exercício profissional, identidade docente e formação profissional, tomando como base as leituras reflexivas sobre a temática abordada. A partir da análise dos dados produzidos na entrevista refletimos sobre o processo de construção da identidade docente que entrelaça aspectos da história de vida, da formação e do exercício profissional. Sendo um movimento contínuo que perpassa todo o processo de profissionalização envolve sucessivos processos de construção e reconstrução. Acreditamos, portanto, que este estudo contribuiu para ampliarmos a compreensão sobre o processo de profissionalização docente e, no âmbito desse processo, o de construção da identidade profissional, identificando os fatores objetivos e subjetivos que perpassam essa construção, bem como os fatores que se tornam responsáveis por gerar a crise profissional e de que forma essa construção de identidade pode contribuir para uma melhor atuação e qualificação profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, CRISE DE IDENTIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID308_11092017120500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LETICIA DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA LETICIA " "autor_email" => "erikaleticia92@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49390 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E A CRISE DE IDENTIDADE" "resumo" => "O presente trabalho se insere no âmbito dos estudos sobre a formação de professores, enfocando a temática da construção da identidade profissional. Temos como objetivo refletir acerca do processo de construção da identidade docente, analisando os elementos que configuram a crise de identidade no cenário contemporâneo. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Seu desenvolvimento se deu em duas etapas, a saber, na primeira, procedemos com uma revisão da literatura com base nos estudos de Nóvoa (1991), Vicentini; Lugli (2009), Penin (2009), Pimenta (1999), Pereira; Martins (2002) e Freire (1987), na perspectiva de investigarmos o contexto histórico no qual se desenvolveu a profissão docente no Brasil, buscando refletir com relação ao processo de construção da identidade profissional e acerca da crise de identidade docente. Na segunda etapa, realizamos uma entrevista com uma professora que concluiu a sua graduação em pedagogia no ano de 2011, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho interpretamos as contribuições da professora entrevistada acerca de três eixos norteadores da investigação: exercício profissional, identidade docente e formação profissional, tomando como base as leituras reflexivas sobre a temática abordada. A partir da análise dos dados produzidos na entrevista refletimos sobre o processo de construção da identidade docente que entrelaça aspectos da história de vida, da formação e do exercício profissional. Sendo um movimento contínuo que perpassa todo o processo de profissionalização envolve sucessivos processos de construção e reconstrução. Acreditamos, portanto, que este estudo contribuiu para ampliarmos a compreensão sobre o processo de profissionalização docente e, no âmbito desse processo, o de construção da identidade profissional, identificando os fatores objetivos e subjetivos que perpassam essa construção, bem como os fatores que se tornam responsáveis por gerar a crise profissional e de que forma essa construção de identidade pode contribuir para uma melhor atuação e qualificação profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, CRISE DE IDENTIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID308_11092017120500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LETICIA DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA LETICIA " "autor_email" => "erikaleticia92@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }