Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR

Palavra-chaves: FISICA, PARFOR, LABORATÓRIO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49522
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 384
    "titulo" => "ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR"
    "resumo" => """
      ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR\r\n
      Tainá de Sousa Oliveira(1), Fabio Pessoa Alencar(2) Arão Nolêto de Carvalho Neto(3)\r\n
      1\r\n
       Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, tainaoliveiraif@outlook.com\r\n
      2\r\n
       Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, fabio.alencar@ifma.edu.br\r\n
      3 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão arao.neto@hotmail.com\r\n
      Resumo: Atualmente os estudos e pesquisas em torno do ensino de Física tem crescido bastante, pois\r\n
      cada vez mais se formam menos pessoas nos cursos de graduação, poucas pessoas se interessam pela\r\n
      área, no entanto mais pessoas deveriam gostar, por se tratar de uma ciência experimental onde o\r\n
      laboratório é o nosso próprio planeta ou até mesmo o Universo, pois tudo que estudamos no ambiente\r\n
      escolar podemos comprovar com fenômenos que a acontecem no nosso dia a dia e que muitas vezes\r\n
      passam desapercebidos aos nossos olhos, na maioria das vezes esse distanciamento ocorre por conta\r\n
      do excesso de formalismo matemático em sala de aula e o uso do tradicionalismo nos laboratórios, não\r\n
      estimulando o estudante associar os experimentos com acontecimentos que ocorrem no cotidiano. Este\r\n
      trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo ministradas as disciplinas experimentais, no\r\n
      curso de Licenciatura em Física no PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores, do IFMA-\r\n
      Campus São João dos Patos, investigando o grau de satisfação dos alunos no que se refere ao\r\n
      laboratório didático. Foi utilizada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa para a\r\n
      realização da pesquisa. Após a análise dos dados, foram propostas novas metodologias para serem\r\n
      adotadas no laboratório didático.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FISICA, PARFOR, LABORATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID384_16052017232045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ DE SOUSA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "TAINÁ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "tainaoliveiraif@outlook.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49522
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 384
    "titulo" => "ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR"
    "resumo" => """
      ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR\r\n
      Tainá de Sousa Oliveira(1), Fabio Pessoa Alencar(2) Arão Nolêto de Carvalho Neto(3)\r\n
      1\r\n
       Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, tainaoliveiraif@outlook.com\r\n
      2\r\n
       Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, fabio.alencar@ifma.edu.br\r\n
      3 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão arao.neto@hotmail.com\r\n
      Resumo: Atualmente os estudos e pesquisas em torno do ensino de Física tem crescido bastante, pois\r\n
      cada vez mais se formam menos pessoas nos cursos de graduação, poucas pessoas se interessam pela\r\n
      área, no entanto mais pessoas deveriam gostar, por se tratar de uma ciência experimental onde o\r\n
      laboratório é o nosso próprio planeta ou até mesmo o Universo, pois tudo que estudamos no ambiente\r\n
      escolar podemos comprovar com fenômenos que a acontecem no nosso dia a dia e que muitas vezes\r\n
      passam desapercebidos aos nossos olhos, na maioria das vezes esse distanciamento ocorre por conta\r\n
      do excesso de formalismo matemático em sala de aula e o uso do tradicionalismo nos laboratórios, não\r\n
      estimulando o estudante associar os experimentos com acontecimentos que ocorrem no cotidiano. Este\r\n
      trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo ministradas as disciplinas experimentais, no\r\n
      curso de Licenciatura em Física no PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores, do IFMA-\r\n
      Campus São João dos Patos, investigando o grau de satisfação dos alunos no que se refere ao\r\n
      laboratório didático. Foi utilizada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa para a\r\n
      realização da pesquisa. Após a análise dos dados, foram propostas novas metodologias para serem\r\n
      adotadas no laboratório didático.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FISICA, PARFOR, LABORATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID384_16052017232045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ DE SOUSA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "TAINÁ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "tainaoliveiraif@outlook.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR Tainá de Sousa Oliveira(1), Fabio Pessoa Alencar(2) Arão Nolêto de Carvalho Neto(3) 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, tainaoliveiraif@outlook.com 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, fabio.alencar@ifma.edu.br 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão arao.neto@hotmail.com Resumo: Atualmente os estudos e pesquisas em torno do ensino de Física tem crescido bastante, pois cada vez mais se formam menos pessoas nos cursos de graduação, poucas pessoas se interessam pela área, no entanto mais pessoas deveriam gostar, por se tratar de uma ciência experimental onde o laboratório é o nosso próprio planeta ou até mesmo o Universo, pois tudo que estudamos no ambiente escolar podemos comprovar com fenômenos que a acontecem no nosso dia a dia e que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos olhos, na maioria das vezes esse distanciamento ocorre por conta do excesso de formalismo matemático em sala de aula e o uso do tradicionalismo nos laboratórios, não estimulando o estudante associar os experimentos com acontecimentos que ocorrem no cotidiano. Este trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo ministradas as disciplinas experimentais, no curso de Licenciatura em Física no PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores, do IFMA- Campus São João dos Patos, investigando o grau de satisfação dos alunos no que se refere ao laboratório didático. Foi utilizada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa para a realização da pesquisa. Após a análise dos dados, foram propostas novas metodologias para serem adotadas no laboratório didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.