Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: TRILHA ATÔMICA

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      A partir do que foi observado por Cunha (2004), ocorreu o desenvolvimento da metodologia de aplicação, buscando criar uma ferramenta de ensino que pudesse ser utilizada em diversos momentos durante o processo de ensino/aprendizagem. A metodologia também foi desenvolvida em seis etapas, e o trabalho se encontra em sua terceira etapa que corresponde a aplicação de um questionário avaliativo inicial que dará uma noção do nível de entendimento já existentes nos alunos. A aplicação da “Trilha Atômica” ocorrerá em turmas do 2º ano do ensino médio onde espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre os conteúdos abordados no recurso.
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      A partir do que foi observado por Cunha (2004), ocorreu o desenvolvimento da metodologia de aplicação, buscando criar uma ferramenta de ensino que pudesse ser utilizada em diversos momentos durante o processo de ensino/aprendizagem. A metodologia também foi desenvolvida em seis etapas, e o trabalho se encontra em sua terceira etapa que corresponde a aplicação de um questionário avaliativo inicial que dará uma noção do nível de entendimento já existentes nos alunos. A aplicação da “Trilha Atômica” ocorrerá em turmas do 2º ano do ensino médio onde espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre os conteúdos abordados no recurso.
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O trabalho trata de uma perspectiva de ensino diferente da tradicional, em que propõe-se a utilização de uma ferramenta de ensino com características lúdicas, que possa proporcionar nos alunos uma visão diferente sobre a Química, além de facilitar o processo de ensino/aprendizagem. Com esse objetivo desenvolveu-se um jogo lúdico chamado “Trilha Atômica”, baseado nas observações de autores como Cunha, também procurando originalidade para o desenvolvimento da ferramenta de ensino. Procurou-se com o jogo facilitar o processo de ensino/aprendizagem de conteúdos que fossem de grande importância para o entendimento de outros. Partindo desse ponto de vista, a ferramenta adotou dois conteúdos, o desenvolvimento do modelo atômico e distribuição eletrônica. O desenvolvimento do jogo é baseado no tradicional jogo de trilha onde cada participante percorre por casas durante a partida e responde perguntas quando o seu botão para em casas pré-determinadas. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA, 2004). A partir do que foi observado por Cunha (2004), ocorreu o desenvolvimento da metodologia de aplicação, buscando criar uma ferramenta de ensino que pudesse ser utilizada em diversos momentos durante o processo de ensino/aprendizagem. A metodologia também foi desenvolvida em seis etapas, e o trabalho se encontra em sua terceira etapa que corresponde a aplicação de um questionário avaliativo inicial que dará uma noção do nível de entendimento já existentes nos alunos. A aplicação da “Trilha Atômica” ocorrerá em turmas do 2º ano do ensino médio onde espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre os conteúdos abordados no recurso.

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