Neste artigo objetiva-se ressaltar a importância das escolas no atendimento às crianças com necessidades especiais e enfocar na necessidade da acessibilidade dessas crianças com deficiências nas escolas públicas da cidade de Camocim, tendo em vista que toda criança deficiente tem direito de frequentar a escola e garantir uma acessibilidade de qualidade no espaço escolar, essa realidade está longe de se concretizar pois, sabemos que nem todas as escolas estão preparadas e adaptadas para receber esse público tão excluído da sociedade. Um dos pontos negativos da acessibilidade é a falta de verbas para a preparação e inserção dessas crianças na escola, o preconceito e a não aceitação de grande parte da população. A partir desses pontos que interferem sempre na matrícula e permanência dos alunos na escola, buscamos respostas mediante pesquisas, nas quais percebemos que muitas escolas de Camocim precisam se adaptarem a essa visão de mundo tão presente e que essas adaptações precisam ser feitas para favorecer o meio educacional para que o desenvolvimento, dessas crianças com necessidades especiais, seja realmente reconhecido e respeitado pela sociedade e pela educação. Mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que assegura o direito da criança com necessidades especiais ao ambiente escolar esteja vigente, ainda existem muitas crianças que não frequentam a escola por falta de salas, banheiros, rampas e vários outros ambientes adequados às suas respectivas deficiências. Para a realização deste artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, visitas técnicas às instituições de ensino, para compreender o uso da acessibilidade nas escolas públicas da cidade de Camocim, tendo como instrumento principal a educação inclusiva.