Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49395
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 2105
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa trata essencialmente, da contribuição das Histórias em Quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral analisar a influência das histórias em quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coletar os dados, foi realizado um grupo focal buscando identificar a possível influência da HQ “Mangueando: a vida na Lama” na concepção dos licenciandos acerca da utilização dessa estratégia no Ensino Superior. Considerando as análises realizadas percebeu-se que a HQ apresenta vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois mostra os conceitos de forma interessante e lúdica. No tocante ao ensino de Ciências, foram apontadas as vantagens dessa estratégia em proporcionar a formação de uma consciência crítica nos leitores e também, revelou o potencial desse recurso em apresentar conceitos e atitudes voltados para a preservação do meio ambiente. Para o Ensino Superior, os futuros professores declararam ricas as possibilidades de interação positiva dessa estratégia com a aprendizagem de conceitos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID2105_15092017194625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA PESSOA"
    "autor_email" => "allymacsevla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49395
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 2105
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa trata essencialmente, da contribuição das Histórias em Quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral analisar a influência das histórias em quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coletar os dados, foi realizado um grupo focal buscando identificar a possível influência da HQ “Mangueando: a vida na Lama” na concepção dos licenciandos acerca da utilização dessa estratégia no Ensino Superior. Considerando as análises realizadas percebeu-se que a HQ apresenta vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois mostra os conceitos de forma interessante e lúdica. No tocante ao ensino de Ciências, foram apontadas as vantagens dessa estratégia em proporcionar a formação de uma consciência crítica nos leitores e também, revelou o potencial desse recurso em apresentar conceitos e atitudes voltados para a preservação do meio ambiente. Para o Ensino Superior, os futuros professores declararam ricas as possibilidades de interação positiva dessa estratégia com a aprendizagem de conceitos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID2105_15092017194625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA PESSOA"
    "autor_email" => "allymacsevla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Esta pesquisa trata essencialmente, da contribuição das Histórias em Quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral analisar a influência das histórias em quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coletar os dados, foi realizado um grupo focal buscando identificar a possível influência da HQ “Mangueando: a vida na Lama” na concepção dos licenciandos acerca da utilização dessa estratégia no Ensino Superior. Considerando as análises realizadas percebeu-se que a HQ apresenta vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois mostra os conceitos de forma interessante e lúdica. No tocante ao ensino de Ciências, foram apontadas as vantagens dessa estratégia em proporcionar a formação de uma consciência crítica nos leitores e também, revelou o potencial desse recurso em apresentar conceitos e atitudes voltados para a preservação do meio ambiente. Para o Ensino Superior, os futuros professores declararam ricas as possibilidades de interação positiva dessa estratégia com a aprendizagem de conceitos científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.