A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM SOBRE O CONTEÚDO DA LEI GRAVITACIONAL UNIVERSAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49486 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM SOBRE O CONTEÚDO DA LEI GRAVITACIONAL UNIVERSAL" "resumo" => "O texto tem como proposta apresentar o Screencast como recurso didático para as aulas de Física do Ensino Médio. O estudo consiste em utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como interface, proporcionando uma descrição detalhada do percurso de construção de conceitos de física, com o tema Lei Gravitacional Universal. A proposta de elaboração e construção do recurso foi apresentada no componente de Tecnologia de Informação e Comunicação e a Prática Docente, do Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática da UEPB, tendo como meta estudos relacionados à prática da docência, numa intervenção para uma melhor compreensão conceitual de conteúdos e componentes curriculares do Ensino Médio; de forma que contemplasse uma aprendizagem exploratória, colaborativa e lúdica. Nesse sentido, no que se refere ao ensino de ciências, a nossa proposta é apresentar a produção do Screencast, recurso colaborativo para as aulas de física, em formato digital de vídeo aula, o qual é elaborado através do uso de dispositivos e aplicativos gratuitos, a exemplo do Camtasia Studos e o Bitmoji. Optamos trabalhar com essa ferramenta por apresentar uma grande facilidade no manuseio, elaboração e execução da aula, uma vez que cabe ao professor buscar meios de utilizar e aplicar metodologias que se interajam nesse contexto tecnológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "TDIC, SCREENCAST, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID1776_08092017003848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA VALÉRIA FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "CARLA TAVARES" "autor_email" => "carmem186@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49486 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM SOBRE O CONTEÚDO DA LEI GRAVITACIONAL UNIVERSAL" "resumo" => "O texto tem como proposta apresentar o Screencast como recurso didático para as aulas de Física do Ensino Médio. O estudo consiste em utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como interface, proporcionando uma descrição detalhada do percurso de construção de conceitos de física, com o tema Lei Gravitacional Universal. A proposta de elaboração e construção do recurso foi apresentada no componente de Tecnologia de Informação e Comunicação e a Prática Docente, do Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática da UEPB, tendo como meta estudos relacionados à prática da docência, numa intervenção para uma melhor compreensão conceitual de conteúdos e componentes curriculares do Ensino Médio; de forma que contemplasse uma aprendizagem exploratória, colaborativa e lúdica. Nesse sentido, no que se refere ao ensino de ciências, a nossa proposta é apresentar a produção do Screencast, recurso colaborativo para as aulas de física, em formato digital de vídeo aula, o qual é elaborado através do uso de dispositivos e aplicativos gratuitos, a exemplo do Camtasia Studos e o Bitmoji. Optamos trabalhar com essa ferramenta por apresentar uma grande facilidade no manuseio, elaboração e execução da aula, uma vez que cabe ao professor buscar meios de utilizar e aplicar metodologias que se interajam nesse contexto tecnológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "TDIC, SCREENCAST, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID1776_08092017003848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA VALÉRIA FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "CARLA TAVARES" "autor_email" => "carmem186@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }