É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico.