Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Palavra-chaves: DESENHO ANIMADO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ENFERMAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49990
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 451
    "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO"
    "resumo" => "É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "DESENHO ANIMADO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID451_24082017093703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAHIR BATISTA"
    "autor_email" => "nahir701@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49990
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 451
    "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO"
    "resumo" => "É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "DESENHO ANIMADO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID451_24082017093703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAHIR BATISTA"
    "autor_email" => "nahir701@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.