Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O JOGO SUDOKU COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO, SUDOKU, RACIOCINIO LÓGICO, RACIOCINIO LÓGICO Pôster (PO) EDUCAÇÃO
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da aplicação de um jogo matemático no ensino aprendizado dos alunos da educação básica, com ênfase na ajuda que o jogo dará para os alunos quando se depararem com situações problemas envolvendo matemática. É um jogo de raciocino e de organização, uma vez que os alunos deverão pensar uma forma de resolver o jogo sem colocar números aleatórios para que possa finaliza-lo. O jogo usado (Killer Sudoku) pode ser encontrado em plataformas online, na internet, podendo ser acessado no laboratório de informática da escola onde foi aplicado. Nos primeiros encontros, foi observado que os alunos tinham uma certa ansiedade para completar o jogo, usando números aleatórios sem pensar. Porém, nos seguintes encontros, os alunos começaram a entender o fundamento do jogo, e planejar melhor as possibilidades de números que seria melhor a ser utilizado. Ao final do experimento, percebeu-se que o jogo é significativamente positivo para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, uma vez que eles começaram a utilizar-se de estratégias para completar o jogo de uma forma mais rápida.

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