Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA EM UEI DE MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UEI Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49403
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 319
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA EM UEI DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da disciplina optativa Educação Ambiental – EA do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, tendo como proposta discutir sobre a Educação Ambiental nos âmbitos escolares, nesta ocasião optamos por um Unidade de Educação Infantil – UEI do Município de Mossoró – RN.  Este tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a percepção da Educação Ambiental em uma UEI, visando discutir e problematizar este modo de entender quais princípios são trabalhados neste nível de ensino sobre o meio ambiente, que deveriam ser abordados para crianças. Percebendo a relevância desta temática neste nos dispormos a fazer uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, para tanto nos embasamos nos autores como Brügger (1999); Freire (1987); Martins (2004); além de utilizar o estudo e conhecimentos do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (RCNEI) com intuito de compreender a proposta para este nível de ensino. Também utilizamos o método de observação e análise documental do projeto político e pedagógico da UEI assim como também a realização de entrevista semiestruturadas com três docente da instituição. A pesquisa se mostra pertinente, pois atingimos o entendimento de que as discussões devidas para a EA envolvem questões sociais que se atrelam a questões políticas e econômicas, deste modo, uma verdadeira educação para o meio ambiente visa desenvolver pensamentos e reflexões sobre a problematização daquilo que envolve a devastação ambiental, assim como também a  compreensão que desde a Educação Infantil o tema pode ser abordado como método de conscientização e reflexão sobre questões pertinentes a sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UEI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID319_10092017150544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDREZA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA NASCIME"
    "autor_email" => "andreza-nascimento21@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49403
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 319
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA EM UEI DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da disciplina optativa Educação Ambiental – EA do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, tendo como proposta discutir sobre a Educação Ambiental nos âmbitos escolares, nesta ocasião optamos por um Unidade de Educação Infantil – UEI do Município de Mossoró – RN.  Este tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a percepção da Educação Ambiental em uma UEI, visando discutir e problematizar este modo de entender quais princípios são trabalhados neste nível de ensino sobre o meio ambiente, que deveriam ser abordados para crianças. Percebendo a relevância desta temática neste nos dispormos a fazer uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, para tanto nos embasamos nos autores como Brügger (1999); Freire (1987); Martins (2004); além de utilizar o estudo e conhecimentos do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (RCNEI) com intuito de compreender a proposta para este nível de ensino. Também utilizamos o método de observação e análise documental do projeto político e pedagógico da UEI assim como também a realização de entrevista semiestruturadas com três docente da instituição. A pesquisa se mostra pertinente, pois atingimos o entendimento de que as discussões devidas para a EA envolvem questões sociais que se atrelam a questões políticas e econômicas, deste modo, uma verdadeira educação para o meio ambiente visa desenvolver pensamentos e reflexões sobre a problematização daquilo que envolve a devastação ambiental, assim como também a  compreensão que desde a Educação Infantil o tema pode ser abordado como método de conscientização e reflexão sobre questões pertinentes a sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UEI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID319_10092017150544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDREZA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA NASCIME"
    "autor_email" => "andreza-nascimento21@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho parte da disciplina optativa Educação Ambiental – EA do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, tendo como proposta discutir sobre a Educação Ambiental nos âmbitos escolares, nesta ocasião optamos por um Unidade de Educação Infantil – UEI do Município de Mossoró – RN. Este tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a percepção da Educação Ambiental em uma UEI, visando discutir e problematizar este modo de entender quais princípios são trabalhados neste nível de ensino sobre o meio ambiente, que deveriam ser abordados para crianças. Percebendo a relevância desta temática neste nos dispormos a fazer uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, para tanto nos embasamos nos autores como Brügger (1999); Freire (1987); Martins (2004); além de utilizar o estudo e conhecimentos do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (RCNEI) com intuito de compreender a proposta para este nível de ensino. Também utilizamos o método de observação e análise documental do projeto político e pedagógico da UEI assim como também a realização de entrevista semiestruturadas com três docente da instituição. A pesquisa se mostra pertinente, pois atingimos o entendimento de que as discussões devidas para a EA envolvem questões sociais que se atrelam a questões políticas e econômicas, deste modo, uma verdadeira educação para o meio ambiente visa desenvolver pensamentos e reflexões sobre a problematização daquilo que envolve a devastação ambiental, assim como também a compreensão que desde a Educação Infantil o tema pode ser abordado como método de conscientização e reflexão sobre questões pertinentes a sociedade atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.