Este artigo busca refletir sobre a construção conceitual e prática do processo de alfabetização e letramento dos professores que atuam na educação infantil nas escolas públicas de Parnaíba. Iniciamos nosso texto refletindo sobre alfabetizar e letrar na infância, no contexto da criança pequena, apresentando a perspectiva dos estudos que apontam a necessidade de iniciar o processo de alfabetização na pré-escola porque a criança entra em contato com o signo escrito em seu contexto social todos os dias e não tem sentido a escola adiar essa mediação; e de outro lado aqueles que defendem que a alfabetização termina por direcionar o ambiente da educação infantil para uma pedagogia da escrita mecânica, descaracterizando o processo de ensino e aprendizagem que deve imprimir a socialização, o lúdico, o desenvolvimento da motricidade, da afetividade, etc. Assim, ao iniciar a investigação questionamos: como os professores e professoras da educação infantil estão compreendendo a alfabetização e letramento e como vem encaminhando a aproximação da criança com a linguagem escrita. A pesquisa que estamos desenvolvendo está na fase do trabalho de campo e encontra fundamento teórico e metodológico na pesquisação, envolvendo os(as) docentes como sujeitos ativos de todo o processo em um ato reflexivo e crítico. Nesse artigo apresentamos, portanto, dados preliminares provindos de observações e entrevistas que versaram, principalmente sobre a concepção de alfabetização e letramento. Desejamos que por meio desse artigo os(as) docentes comecem a refletir sobre suas práticas na sala de aula e assim ampliem o entendimento sobre alfabetização e letramento na educação infantil.