Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA

Palavra-chaves: : PROFESSOR PESQUISADOR, SABERES DOCENTES, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48733
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3689
    "inscrito_id" => 8879
    "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor.  Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => ":  PROFESSOR PESQUISADOR, SABERES DOCENTES, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8879_16092018205735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIA FERREIRA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LILIA"
    "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48733
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3689
    "inscrito_id" => 8879
    "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor.  Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => ":  PROFESSOR PESQUISADOR, SABERES DOCENTES, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8879_16092018205735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIA FERREIRA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LILIA"
    "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor. Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ceusa Alves Cardoso de Jesus

    Isso e muito bom porque os aluno vão ter um aprendizado de qualidade

    20/03/2023 12:56:07

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.