O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor. Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem.