FERREIRA, Maria Luiza Maciel. Práticas de letramento a partir de projeto pedagógico. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48670>. Acesso em: 25/11/2024 00:46
O presente estudo tem por objetivo analisar práticas de letramento no cotidiano escolar e como se dá a receptividade das leituras nas aulas de língua portuguesa, a partir de um projeto pedagógico interdisciplinar que está sendo desenvolvido na busca da construção do conhecimento dos estudantes no que se refere à leitura e escrita. O gosto em ler surge da necessidade e interesse dos estudantes através de informações diversas, assim os professores de língua portuguesa devem apresentar diversos tipos de textos em sala de aula. Os estudantes do Ensino Fundamental II têm dificuldade em ler, compreender, interpretar e produzir textos. Assim, foi criado um projeto “Problema e argumentação: o gênero abaixo-assinado” para ajudá-los a adquirir o hábito e o gosto pela leitura e a escrita de textos no intuito de tentar resolver um problema existente na escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os discentes da turma do 9º ano em sala de aula para saber qual era o maior problema encontrado por eles na escola. Foram utilizados os conceitos sobre os gêneros textuais, bem como uma literatura já existente sobre os gêneros. Dessa forma, algumas dificuldades surgiram durante o processo de ensino e aprendizagem, dificuldade essa anteriormente percebida pelos docentes e vivenciada pelos discentes, mas com a intervenção dos professores, os estudantes conseguiram diminuir essas dificuldades e ir aprendendo cada vez mais. Portanto, projetos que envolvam a comunidade escolar devem ser cada vez mais incentivados, fazendo com que os estudantes possam compreender melhor a leitura, consequentemente, a escrita.