O presente trabalho insere-se no campo da discussão relativa à educação de adultos, a partir das contribuições teóricas da Didática Profissional e da concepção de sujeito sociohistórico, pois se trata do desenvolvimento do adulto a partir do contexto profissional. Esta pesquisa objetivou investigar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento do enfermeiro para uma atuação profissional eficiente no contexto de urgência. Os dados coletados a partir da observação não participante da atividade dos enfermeiros e uma entrevista semiestruturada foram analisados á luz da análise de conteúdo. Os principais resultados apresentados neste trabalho são relativos a uma participante, trabalhando em um hospital público de Recife. Os dados revelam que a interação com os instrumentos de trabalho, além dos profissionais, é imprescindível para sua aprendizagem e desenvolvimento profissional, pois demandam dela muitas vezes criar uma nova forma de uso. A entrevista permitiu compreender como o desenvolvimento da atividade profissional é favorecido a partir da vivência de uma diversidade de situações de atendimento a pacientes mais complexas e também pela falta de recursos materiais adequados para o bom desempenho do seu trabalho, que obriga o profissional a inventar novos meios de resolução das situações. O que torna uma enfermeira eficiente no seu trabalho são os conhecimentos de urgência e emergência aprendidos a partir da prática. Diante do que foi exposto este trabalho mostra a possibilidade de auxiliar na compreensão do processo de aprendizagem, em um contexto profissional, e de contribuir para a formação profissional do adulto.