O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48214 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3978 "inscrito_id" => 4215 "titulo" => "O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta experiências adquiridas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no ano letivo de 2017 na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão e suas contribuições para os sujeitos envolvidos. A proposta da disciplina é que o estagiário seja orientado pela professora-supervisora, observe, analise, planeje e desenvolva projeto de vivências, participando de todas as realidades na sala de aula para construir reflexões acerca da articulação entre os conhecimentos da teoria e da prática, e que compreenda seu papel de docente na sociedade. Assim, os estagiários elaboram, organizam e executam projetos alternativos que atendam as necessidades da escola campo de estágio, que neste caso foi uma creche municipal na cidade de Mata Grande em Alagoas. Deste modo, o projeto desenvolvido enfatizou a importância da elaboração do planejamento e o reconhecimento da rotina como categoria pedagógica central para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de três anos em duas turmas do Maternal III contemplando suas diversas linguagens. Tanto os professores quanto as crianças, precisam se apropriar da rotina como elemento fundamental e norteador da prática docente e atividades educativas, cabendo aos professores compreender a necessidade de promover atividades que instiguem as múltiplas linguagens das crianças, pois favorecem o desenvolvimento dos aspectos sociais, culturais, artísticos e afetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4215_17092018153457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA" "autor_email" => "mgilvania_g@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48214 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3978 "inscrito_id" => 4215 "titulo" => "O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta experiências adquiridas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no ano letivo de 2017 na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão e suas contribuições para os sujeitos envolvidos. A proposta da disciplina é que o estagiário seja orientado pela professora-supervisora, observe, analise, planeje e desenvolva projeto de vivências, participando de todas as realidades na sala de aula para construir reflexões acerca da articulação entre os conhecimentos da teoria e da prática, e que compreenda seu papel de docente na sociedade. Assim, os estagiários elaboram, organizam e executam projetos alternativos que atendam as necessidades da escola campo de estágio, que neste caso foi uma creche municipal na cidade de Mata Grande em Alagoas. Deste modo, o projeto desenvolvido enfatizou a importância da elaboração do planejamento e o reconhecimento da rotina como categoria pedagógica central para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de três anos em duas turmas do Maternal III contemplando suas diversas linguagens. Tanto os professores quanto as crianças, precisam se apropriar da rotina como elemento fundamental e norteador da prática docente e atividades educativas, cabendo aos professores compreender a necessidade de promover atividades que instiguem as múltiplas linguagens das crianças, pois favorecem o desenvolvimento dos aspectos sociais, culturais, artísticos e afetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4215_17092018153457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA" "autor_email" => "mgilvania_g@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }