Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48214
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3978
    "inscrito_id" => 4215
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta experiências adquiridas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no ano letivo de 2017 na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão e suas contribuições para os sujeitos envolvidos. A proposta da disciplina é que o estagiário seja orientado pela professora-supervisora, observe, analise, planeje e desenvolva projeto de vivências, participando de todas as realidades na sala de aula para construir reflexões acerca da articulação entre os conhecimentos da teoria e da prática, e que compreenda seu papel de docente na sociedade. Assim, os estagiários elaboram, organizam e executam projetos alternativos que atendam as necessidades da escola campo de estágio, que neste caso foi uma creche municipal na cidade de Mata Grande em Alagoas. Deste modo, o projeto desenvolvido enfatizou a importância da elaboração do planejamento e o reconhecimento da rotina como categoria pedagógica central para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de três anos em duas turmas do Maternal III contemplando suas diversas linguagens. Tanto os professores quanto as crianças, precisam se apropriar da rotina como elemento fundamental e norteador da prática docente e atividades educativas, cabendo aos professores compreender a necessidade de promover atividades que instiguem as múltiplas linguagens das crianças, pois favorecem o desenvolvimento dos aspectos sociais, culturais, artísticos e afetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4215_17092018153457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA"
    "autor_email" => "mgilvania_g@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48214
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3978
    "inscrito_id" => 4215
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO E A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta experiências adquiridas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no ano letivo de 2017 na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão e suas contribuições para os sujeitos envolvidos. A proposta da disciplina é que o estagiário seja orientado pela professora-supervisora, observe, analise, planeje e desenvolva projeto de vivências, participando de todas as realidades na sala de aula para construir reflexões acerca da articulação entre os conhecimentos da teoria e da prática, e que compreenda seu papel de docente na sociedade. Assim, os estagiários elaboram, organizam e executam projetos alternativos que atendam as necessidades da escola campo de estágio, que neste caso foi uma creche municipal na cidade de Mata Grande em Alagoas. Deste modo, o projeto desenvolvido enfatizou a importância da elaboração do planejamento e o reconhecimento da rotina como categoria pedagógica central para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de três anos em duas turmas do Maternal III contemplando suas diversas linguagens. Tanto os professores quanto as crianças, precisam se apropriar da rotina como elemento fundamental e norteador da prática docente e atividades educativas, cabendo aos professores compreender a necessidade de promover atividades que instiguem as múltiplas linguagens das crianças, pois favorecem o desenvolvimento dos aspectos sociais, culturais, artísticos e afetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4215_17092018153457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GILVÂNIA GRAÇA"
    "autor_email" => "mgilvania_g@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta experiências adquiridas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no ano letivo de 2017 na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão e suas contribuições para os sujeitos envolvidos. A proposta da disciplina é que o estagiário seja orientado pela professora-supervisora, observe, analise, planeje e desenvolva projeto de vivências, participando de todas as realidades na sala de aula para construir reflexões acerca da articulação entre os conhecimentos da teoria e da prática, e que compreenda seu papel de docente na sociedade. Assim, os estagiários elaboram, organizam e executam projetos alternativos que atendam as necessidades da escola campo de estágio, que neste caso foi uma creche municipal na cidade de Mata Grande em Alagoas. Deste modo, o projeto desenvolvido enfatizou a importância da elaboração do planejamento e o reconhecimento da rotina como categoria pedagógica central para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de três anos em duas turmas do Maternal III contemplando suas diversas linguagens. Tanto os professores quanto as crianças, precisam se apropriar da rotina como elemento fundamental e norteador da prática docente e atividades educativas, cabendo aos professores compreender a necessidade de promover atividades que instiguem as múltiplas linguagens das crianças, pois favorecem o desenvolvimento dos aspectos sociais, culturais, artísticos e afetivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.