RESUMO
O desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos é uma necessidade, para fazê- los pensar de forma crítica acerca dos conteúdos dos diferentes Componentes Curriculares, para torná-los mais argumentativos com base em critérios e em princípios logicamente validados. O conhecimento lógico-matemático consiste em relacionamentos desenvolvidos pelo indivíduo, onde aprendizagem da lógica faz com que o pensamento proceda de forma sistematizada em função dos procedimentos, visando a obtenção de conhecimentos verdadeiros. O estudo justifica-se, por está inserido no Campo da Educação Matemática em suas novas tendências, exigindo uma metodologia dinâmica para facilitar o raciocínio lógico das crianças e desmistificar a abstração da construção do conhecimento, envolvendo atividades lúdicas, que provocam um envolvimento diante das dificuldades apresentadas. O estudo que teve como objetivo analisar os mecanismos utilizados pela criança através da abstração para construção da ideia de número visa buscar alternativas de ensino para o professor e desenvolver de recursos didáticos que contribuam com a construção do conhecimento matemático.