BELO, Laurentina. Formação de professores de língua portuguesa em quelicai. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4762>. Acesso em: 20/12/2024 21:57
O presente trabalho busca analisar os percursos do desenvolvimento da Educação, em especial, nas escolas primárias do Sub-distrito de Quelicai, em Baucau no Timor-Leste. Na realidade, é preciso observar a formação dos professores que ensinam a Língua Portuguesa. Todos os professores precisam ensinar seus alunos para a vida e para a sociedade, num país em reconstrução, considerando não apenas o ensino da língua portuguesa, mas igualmente os saberes e experiências do povo timorense, a importância da cultura local e suas implicações no ensino-aprendizagem dessa língua e na formação de professores e alunos: seus desafios e possibilidades de conhecimentos. A língua é um instrumento de comunicação e um ato social.O ensino de português no país está em fase de iniciação para os jovens timorenses. Em um primeiro momento, retraçamos a trajetória da Educação no Timor-Leste, a partir de experiências de campo no âmbito da educação no Timor. Assim, o objetivo deste artigo é analisar somo tem sido a formação de professor do Timor Leste a partir das políticas educacionais. Para realizar este estudo, de caráter bibliográfico e descritivo fundamenta-se nas teorias de Tardif (2010), Santiago (2006),e Gatti (2011), bem como a legislação educacional do Timor Leste.