IMPACTOS DO USO DE UM APLICATIVO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS RAIMUNDO RODRIGUES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47598 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2958 "inscrito_id" => 8535 "titulo" => "IMPACTOS DO USO DE UM APLICATIVO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS RAIMUNDO RODRIGUES" "resumo" => "O trabalho relata duas pesquisas realizadas com professores e alunos na Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues referentes a: o perfil dos alunos sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação e a satisfação sobre o uso do aplicativo escolar EComunicação. O trabalho tem como pontos positivos (P) dois: P1) Pesquisa abrangente realizada com um número expressivo de alunos e professores; e P2) Boa apresentação dos resultados, seguindo metodologia adequada. O mesmo dependendo do ponto de vista de pesquisadores pode-se visualizar dois pontos negativos (N), tais como: N1) A apresentação do aplicativo é quase inexistente; e N2) Não se pode avaliar realmente o impacto do uso do aplicativo no contexto do ensino/aprendizagem. A pesquisa mostra uma avaliação do aplicativo. Por essa razão, a pesquisa teve dois momentos, sendo que no primeiro foi realizado um estudo com o propósito de levantar informações do perfil de alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues em Roraima em relação ao uso de tecnologias da informação e comunicação objetivando conhecer a realidade dos investigados, a fim de posteriormente obter índices de satisfação dos alunos e informações de usabilidade dos professores da escola ao utilizarem o aplicativo EComunicação. A pesquisa contou com três questionários, sendo que dois deles foram aplicados aos alunos e um aos professores. A amostragem foi composta por 118 participantes, especificamente 17 professores e 101 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Ao analisar de uma forma geral, podemos ver uma boa receptividade com um índice positivo acima da metade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8535_10092018204111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA BATISTA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS VIEIRA ARAUJO" "autor_email" => "gilmarasouza76@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIM- UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47598 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2958 "inscrito_id" => 8535 "titulo" => "IMPACTOS DO USO DE UM APLICATIVO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS RAIMUNDO RODRIGUES" "resumo" => "O trabalho relata duas pesquisas realizadas com professores e alunos na Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues referentes a: o perfil dos alunos sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação e a satisfação sobre o uso do aplicativo escolar EComunicação. O trabalho tem como pontos positivos (P) dois: P1) Pesquisa abrangente realizada com um número expressivo de alunos e professores; e P2) Boa apresentação dos resultados, seguindo metodologia adequada. O mesmo dependendo do ponto de vista de pesquisadores pode-se visualizar dois pontos negativos (N), tais como: N1) A apresentação do aplicativo é quase inexistente; e N2) Não se pode avaliar realmente o impacto do uso do aplicativo no contexto do ensino/aprendizagem. A pesquisa mostra uma avaliação do aplicativo. Por essa razão, a pesquisa teve dois momentos, sendo que no primeiro foi realizado um estudo com o propósito de levantar informações do perfil de alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues em Roraima em relação ao uso de tecnologias da informação e comunicação objetivando conhecer a realidade dos investigados, a fim de posteriormente obter índices de satisfação dos alunos e informações de usabilidade dos professores da escola ao utilizarem o aplicativo EComunicação. A pesquisa contou com três questionários, sendo que dois deles foram aplicados aos alunos e um aos professores. A amostragem foi composta por 118 participantes, especificamente 17 professores e 101 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Ao analisar de uma forma geral, podemos ver uma boa receptividade com um índice positivo acima da metade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8535_10092018204111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA BATISTA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS VIEIRA ARAUJO" "autor_email" => "gilmarasouza76@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIM- UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }