A pesquisa foi realizada na EEEFM Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande, Paraíba. Se deu com 6 alunos do 1º ano do EM do turno tarde. Como objetivos da pesquisa procuramos analisar as contribuições que os recursos tecnológicos, especificamente o Graphmatica, pode proporcionar no ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau; compreender o momento certo e como devem ser utilizados aplicativos como ferramenta para a aprendizagem; permitir aos alunos liberdade e condições necessárias para explorar, criar, observar e compreender um conteúdo de forma diferente do ensino tradicional. É uma pesquisa qualitativa, na qual aplicamos questionários e atividades aos alunos em um período de dois dias e utilizamos de notas de campo, observação participante, fotografias e filmagens. Como resultados constatamos que o Graphmatica é um facilitador da aprendizagem, já que é possível visualizar gráficos de funções de forma a alterar seus parâmetros e observar seu comportamento. Proporcionou aos alunos liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma distinta do ensino tradicional. Acreditamos em uma metodologia alternativa de ensino, utilizando o Graphmatica para o ensino da Matemática, especificamente função polinomial do 1º grau, na tentativa de contribuir para uma aprendizagem mais eficaz.