Este presente trabalho foi elaborado diante da disciplina Estágio Supervisionado 1, na Universidade Federal de Alagoas, situada no Campus Sertão/Delmiro Gouveia-AL. Apresentando de forma direta os problemas a respeito da evasão escolar, sendo realizado na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, situada na aldeia Katokinn/ Pariconha- AL, que oferta da Educação Infantil até o 1º ano do ensino médio inclusive a EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo como objetivo analisar as dificuldades presentes na instituição, no intuito de entender como se dá a articulação da gestão diante de uma escola indígena que acima de tudo mantem a sua tradição sublime a qualquer prática pedagógica. Dessa forma, especificamente procuramos identificar e analisar as causas geradoras da evasão escolar, trabalhando na confecção de jogos educativos que pudessem ser adaptados à cultura indígena, na tentativa de facilitar o ensino e aprendizagem dos educando-os, mostrando ainda para o educador, a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Aos procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa qualitativa e bibliográfica, fundamentando nas ideias de BARROS (2012), BARBOSA (2009), COHN (2005), LÜCK (2009), KISCHIMOTO (2010), MALAGUZZI (1998). O trabalho aqui apresentado resulta práticas pedagógicas utilizadas para conduzir os aprimoramentos na aprendizagem através dos jogos educativos para si ter melhores resultados.