Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA FRONTEIRA ENTRE CÁCERES -MT-BRASIL E SAN MATIAS - BOLÍVIA

Palavra-chaves: DIVERSIDADE CULTURAL, CONTEXTO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a diversidade cultural no contexto de uma escola municipal fronteiriça (Brasil, Bolívia). Sabe-se que na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, discussões quanto à diversidade cultural devem acontecer, sobretudo em uma escola fronteiriça e camponesa. Neste contexto, por meio da pesquisa bibliográfica e análise interpretativa descritiva foi possível discorrer que a diversidade cultural já é uma constante no planejamento escolar e no seu desenvolvimento. Pois, a escola é o local onde a diversidade prevalece e as relações socioculturais são desencadeadas no processo ensino e aprendizagem; onde as ações pedagógicas auxiliam na construção da identidade do aluno. Outros estudos realizados na escola em destaque já descreviam que há uma preocupação com a diversidade cultural: para alguns ela não apenas se forma pela cultura diferenciada mais pela solidariedade do trabalho coletivo camponês; para outros, a necessidade de análise quanto a constituição de identidades e práticas pedagógicas considerando o contexto sócio histórico e econômico. Conclui-se que para toda escola, há um contexto carecendo de um planejamento arrojado que venha ao encontro das necessidades educacionais e sociais da comunidade escolar nela inserida.

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