O objetivo deste artigo é destacar a diversidade cultural no contexto de uma escola municipal fronteiriça (Brasil, Bolívia). Sabe-se que na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, discussões quanto à diversidade cultural devem acontecer, sobretudo em uma escola fronteiriça e camponesa. Neste contexto, por meio da pesquisa bibliográfica e análise interpretativa descritiva foi possível discorrer que a diversidade cultural já é uma constante no planejamento escolar e no seu desenvolvimento. Pois, a escola é o local onde a diversidade prevalece e as relações socioculturais são desencadeadas no processo ensino e aprendizagem; onde as ações pedagógicas auxiliam na construção da identidade do aluno. Outros estudos realizados na escola em destaque já descreviam que há uma preocupação com a diversidade cultural: para alguns ela não apenas se forma pela cultura diferenciada mais pela solidariedade do trabalho coletivo camponês; para outros, a necessidade de análise quanto a constituição de identidades e práticas pedagógicas considerando o contexto sócio histórico e econômico. Conclui-se que para toda escola, há um contexto carecendo de um planejamento arrojado que venha ao encontro das necessidades educacionais e sociais da comunidade escolar nela inserida.