Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

Palavra-chaves: LEITURA MULTIMODAL, GÊNERO CARTUM, GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46882
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, GÊNERO CARTUM, GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5795_02092018144917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA"
    "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46882
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, GÊNERO CARTUM, GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5795_02092018144917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA"
    "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.