RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico.