DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46882 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1178 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO" "resumo" => "RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, GÊNERO CARTUM, GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5795_02092018144917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46882 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1178 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "DA INTERPRETAÇÃO DE CARTUM À ESCRITA DE COMENTÁRIOS: OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO" "resumo" => "RESUMO: Hoje, a presença da multimodalidade no cotidiano escolar é necessária devido a diversidade de textos verbais e não-verbais que permeiam o contexto linguístico atual, os quais podem contribuir satisfatoriamente para o ensino de Língua Portuguesa através do letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características do texto para a sua interpretação. Este estudo objetiva analisar as dificuldades de leitura e interpretação de cartum por alunos do Ensino Fundamental e a capacidade de produzir comentários. Trata-se de uma pesquisa pautada por estratégias metodológicas de uma Investigação-ação proposta por LATORRE (2004), MCNIFF (2003), RICHARDSON e RODRIGUES (2013), pelas contribuições de DIONÍSIO (2011, 2014) que apresenta o conceito de Multimodalidade; HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004), que formularam a Gramática Sistêmico-Funcional, indispensável à esta análise; KRESS e VAN LEEUWEN (2006), estudiosos da Gramática do Design Visual; e as concepções de leitura abordadas por KOCH e ELIAS (2014). O Corpus será formado por quatro textos do gênero cartum e quarenta e cinco comentários de alunos, produzidos numa escola pública. Os resultados das análises permitirão compreender a partir da contribuição de uma investigação- ação, a atuação de alunos e professores através da leitura e interpretação de textos multimodais, compreendendo como acontece o processo em busca à formação do leitor crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, GÊNERO CARTUM, GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5795_02092018144917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }