As mudanças do meio técnico-científico-informacional atuais impactam diretamente nas relações de ensino-aprendizagem e na dinâmica da sala de aula, incorporando novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao cotidiano das instituições de ensino. Dessa forma, no estudo da Geografia Humana, alguns aplicativos e plataformas, como o Youtube, podem ser utilizados para criar um elo entre teoria e prática e aproximar os alunos de uma realidade mais concreta, fazendo com que o professor tenha de se adequar e possa incluir essas ferramentas como um novo método de ensino mais interativo e crítico. No entanto, é necessário que exista uma seleção dos conteúdos disponíveis, e do momento a utilizá-los, a fim de transformá-los em um material didático sequencial que representaria um diferencial na educação, e não somente uma forma de comunicação e entretenimento gratuito. Sendo assim, o objetivo do trabalho é, enquanto uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão de literatura sobre o assunto e posterior análise dos conteúdos (nos canais do Youtube Terra Negra; ReVisão, Mas Afinal, Mundo Geográfico e Geografia Visual), discutir as influências que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão provocando no ensino de Geografia, bem como qual a relevância da tecnologia no ensino de forma geral e a real compreensão do papel do professor nessas novas relações, visando à atuação ideal e eficaz.