A educação possibilita a construção do conhecimento e deve ser utilizada para auxiliar no desenvolvimento do indivíduo. Para que o processo educacional ocorra é essencial o uso de metodologias inovadoras, que contribuam para a aprendizagem dos discentes e promovam o desenvolvimento das múltiplas inteligências, evitando que a educação se dê de maneira impositiva. O presente relato trata do resultado de uma atividade interdisciplinar intitulada, Saneamento básico: estudo de impactos na Zona leste de Campina Grande, José Pinheiro, realizada pelos educandos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia/UEPB/CAPES, associado à Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, situada no Município de Campina Grande – PB. O PIBID incentiva a realização de atividades práticas, que favoreçam a construção da aprendizagem significativa do conteúdo ou dos conceitos abordados em sala de aula. O trabalho desenvolvido abordou o subtema Saneamento Básico: Saúde, educação e prevenção, escolhido para a disciplina Biologia e contou com a participação dos estudantes do 1° Ano B do ensino médio, sob a mediação da professora supervisora do PIBID/UEPB na escola supracitada. O estudo objetivou analisar a contribuição do uso da metodologia inovadora para promoção da saúde, identificando se tais metodologias refletem positivamente ou não no processo de aprendizagem, como também procurou promover hábitos permanentes de higienização nos discentes. As atividades aplicadas foram escolhidas pelos estudantes e consistiram no teatro de fantoches, na dramatização, na paródia educativa e na montagem de maquete. O desenvolvimento da atividade aconteceu na comunidade selecionada para estudo e no ambiente escolar. Evidenciou-se uma aceitação dos educandos, os quais apresentaram frequência e participação ativa e satisfatória, apontando um desenvolvimento contínuo, eficaz e significativo.