Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(IN) VISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: UM OLHAR DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES DA REDE DE ENSINO, MUNICÍPIO DE BARRO ALTO-BA.

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      A questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola ainda não é uma realidade em todos os\r\n
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      inclusão dessas pessoas com deficiência no ensino regular. Este estudo se propôs a analisar o processo\r\n
      de inclusão dos alunos com necessidades especiais no município de Barro Alto, Estado da Bahia,\r\n
      refletindo, a realidade das escolas e os dilemas dos professores na efetivação do atendimento a este\r\n
      público, observando como os profissionais deste município avaliam sua trajetória e como está a\r\n
      formação destes professores para atender este público. Os dados foram analisados e revelaram que o\r\n
      município campo da pesquisa, apresenta fragilidades na sua organização teórica e prática para atender\r\n
      a pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Ao concluir a pesquisa, esta revela que muitos\r\n
      passos estão sendo dados para mudar o quadro de marginalização desse público como: reorganização\r\n
      da visão social sobre as pessoas com deficiência; inclusão escolar efetiva; respeito à legislação\r\n
      vigente; redirecionamento de verbas para programas sociais que contemple a pessoa com deficiência.\r\n
      Assim, todos os integrantes da sociedade brasileira são responsáveis para que a (in) visibilidade da\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola ainda não é uma realidade em todos os espaços educativos no Brasil. Leis nacionais e internacionais têm buscado garantir uma política de inclusão dessas pessoas com deficiência no ensino regular. Este estudo se propôs a analisar o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no município de Barro Alto, Estado da Bahia, refletindo, a realidade das escolas e os dilemas dos professores na efetivação do atendimento a este público, observando como os profissionais deste município avaliam sua trajetória e como está a formação destes professores para atender este público. Os dados foram analisados e revelaram que o município campo da pesquisa, apresenta fragilidades na sua organização teórica e prática para atender a pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Ao concluir a pesquisa, esta revela que muitos passos estão sendo dados para mudar o quadro de marginalização desse público como: reorganização da visão social sobre as pessoas com deficiência; inclusão escolar efetiva; respeito à legislação vigente; redirecionamento de verbas para programas sociais que contemple a pessoa com deficiência. Assim, todos os integrantes da sociedade brasileira são responsáveis para que a (in) visibilidade da pessoa com deficiência não retire o seu direito de ir à escola. Palavras-chave: deficiência; inclusão, exclusão, invisibilidade

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