A questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola ainda não é uma realidade em todos os
espaços educativos no Brasil. Leis nacionais e internacionais têm buscado garantir uma política de
inclusão dessas pessoas com deficiência no ensino regular. Este estudo se propôs a analisar o processo
de inclusão dos alunos com necessidades especiais no município de Barro Alto, Estado da Bahia,
refletindo, a realidade das escolas e os dilemas dos professores na efetivação do atendimento a este
público, observando como os profissionais deste município avaliam sua trajetória e como está a
formação destes professores para atender este público. Os dados foram analisados e revelaram que o
município campo da pesquisa, apresenta fragilidades na sua organização teórica e prática para atender
a pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Ao concluir a pesquisa, esta revela que muitos
passos estão sendo dados para mudar o quadro de marginalização desse público como: reorganização
da visão social sobre as pessoas com deficiência; inclusão escolar efetiva; respeito à legislação
vigente; redirecionamento de verbas para programas sociais que contemple a pessoa com deficiência.
Assim, todos os integrantes da sociedade brasileira são responsáveis para que a (in) visibilidade da
pessoa com deficiência não retire o seu direito de ir à escola.
Palavras-chave: deficiência; inclusão, exclusão, invisibilidade