Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE Pôster (PO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45166
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO"
    "resumo" => """
      É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem.\r\n
      Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos.\r\n
      Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa.\r\n
      Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID324_27082018213102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI DO RÊGO DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI"
    "autor_email" => "annemicheline@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45166
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO"
    "resumo" => """
      É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem.\r\n
      Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos.\r\n
      Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa.\r\n
      Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID324_27082018213102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI DO RÊGO DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI"
    "autor_email" => "annemicheline@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem. Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos. Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa. Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.