É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem.
Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos.
Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa.
Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico.