Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, PROJETO Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45141
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS"
    "resumo" => "Durante alguns anos o conceito de interdisciplinaridade vem ganhando espaço no ambiente educacional como estratégia de ensino na formação integral do cidadão. Nessa perspectiva é importante destacar o trabalho pedagógico centrado na tematização de problemas do dia a dia dos alunos e na construção de novos conhecimentos matemáticos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa, analisar de que forma os professores de matemática utilizaram a interdisciplinaridade como estratégia de ensino no decorrer do projeto vida saudável sem drogas, realizado durante o ano letivo de 2017, no Colégio Municipal Professora Alice Lopes Maia, localizado na cidade de Filadélfia, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois procurou-se compreender através de um questionário a importância da utilização da interdisciplinaridade para o ensino da matemática. Os agentes desta pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de matemática no referido colégio. A interdisciplinaridade aplicada como estratégia de ensino da matemática submete o docente a repensar suas práticas de ensino. Neste sentido, foi possível perceber mediante análise dos questionários que através da concepção de interdisciplinaridade alguns professores utilizaram uma abordagem interdisciplinar para o ensino dos conteúdos de matemática durante a realização do Projeto. As relações com as outras disciplinas contribuem para a articulação do conhecimento no currículo escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID456_16082018125946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO SOUZA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO SOUZA DE SENA"
    "autor_email" => "ssenadiego@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45141
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS"
    "resumo" => "Durante alguns anos o conceito de interdisciplinaridade vem ganhando espaço no ambiente educacional como estratégia de ensino na formação integral do cidadão. Nessa perspectiva é importante destacar o trabalho pedagógico centrado na tematização de problemas do dia a dia dos alunos e na construção de novos conhecimentos matemáticos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa, analisar de que forma os professores de matemática utilizaram a interdisciplinaridade como estratégia de ensino no decorrer do projeto vida saudável sem drogas, realizado durante o ano letivo de 2017, no Colégio Municipal Professora Alice Lopes Maia, localizado na cidade de Filadélfia, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois procurou-se compreender através de um questionário a importância da utilização da interdisciplinaridade para o ensino da matemática. Os agentes desta pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de matemática no referido colégio. A interdisciplinaridade aplicada como estratégia de ensino da matemática submete o docente a repensar suas práticas de ensino. Neste sentido, foi possível perceber mediante análise dos questionários que através da concepção de interdisciplinaridade alguns professores utilizaram uma abordagem interdisciplinar para o ensino dos conteúdos de matemática durante a realização do Projeto. As relações com as outras disciplinas contribuem para a articulação do conhecimento no currículo escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID456_16082018125946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO SOUZA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO SOUZA DE SENA"
    "autor_email" => "ssenadiego@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Durante alguns anos o conceito de interdisciplinaridade vem ganhando espaço no ambiente educacional como estratégia de ensino na formação integral do cidadão. Nessa perspectiva é importante destacar o trabalho pedagógico centrado na tematização de problemas do dia a dia dos alunos e na construção de novos conhecimentos matemáticos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa, analisar de que forma os professores de matemática utilizaram a interdisciplinaridade como estratégia de ensino no decorrer do projeto vida saudável sem drogas, realizado durante o ano letivo de 2017, no Colégio Municipal Professora Alice Lopes Maia, localizado na cidade de Filadélfia, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois procurou-se compreender através de um questionário a importância da utilização da interdisciplinaridade para o ensino da matemática. Os agentes desta pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de matemática no referido colégio. A interdisciplinaridade aplicada como estratégia de ensino da matemática submete o docente a repensar suas práticas de ensino. Neste sentido, foi possível perceber mediante análise dos questionários que através da concepção de interdisciplinaridade alguns professores utilizaram uma abordagem interdisciplinar para o ensino dos conteúdos de matemática durante a realização do Projeto. As relações com as outras disciplinas contribuem para a articulação do conhecimento no currículo escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.