Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE TRIGONOMETRIA NO ENEM CONSIDERANDO HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E CONTEÚDO

Palavra-chaves: PCNS+, TRIGONOMETRIA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM Comunicação Oral (CO) ET-01: Avaliação em Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45209
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE TRIGONOMETRIA NO ENEM CONSIDERANDO HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E CONTEÚDO"
    "resumo" => "Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que analisa as questões de Geometria e Trigonometria no ENEM e no ENADE, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cajazeirense de Matemática do IFPB-CZ. Neste artigo, especificamente, é apresentado um estudo que analisa a abordagem das questões de Trigonometria no ENEM, considerando a medição dos conhecimentos de conteúdos contidos nos livros didáticos selecionados no PNLD e testando habilidades e competências que devem ser desenvolvidas seguindo as instruções dos PCNs+. Para tanto foi feito um levantamento das questões de Trigonometria do ENEM de 2009 a 2017, classificando-as quanto ao conteúdo nos níveis: Básico, Médio e Avançado. Como também em relação as habilidades e competências nos níveis: Parcial, Mediano e Integral. Foi observado que grande parte das questões são de nível Básico e Médio quanto ao conteúdo e Parcial quando se refere as habilidades e competências. Assim como foi detectado a ausência de conteúdos de nível Avançado como também de nível Integral. Grande parte das questões são classificadas como nível Básico e Parcial. Esse baixo nível de conhecimento exigido em Trigonometria nas provas do ENEM, pode ser uma das causas das dificuldades dos alunos dos cursos superiores na área de Ciências Exatas em disciplinas como Cálculo e Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PCNS+, TRIGONOMETRIA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA1_ID26_17082018222922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÍSSIA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "KÍSSIA"
    "autor_email" => "kissia.carvalho@ifpb.edu."
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45209
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE TRIGONOMETRIA NO ENEM CONSIDERANDO HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E CONTEÚDO"
    "resumo" => "Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que analisa as questões de Geometria e Trigonometria no ENEM e no ENADE, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cajazeirense de Matemática do IFPB-CZ. Neste artigo, especificamente, é apresentado um estudo que analisa a abordagem das questões de Trigonometria no ENEM, considerando a medição dos conhecimentos de conteúdos contidos nos livros didáticos selecionados no PNLD e testando habilidades e competências que devem ser desenvolvidas seguindo as instruções dos PCNs+. Para tanto foi feito um levantamento das questões de Trigonometria do ENEM de 2009 a 2017, classificando-as quanto ao conteúdo nos níveis: Básico, Médio e Avançado. Como também em relação as habilidades e competências nos níveis: Parcial, Mediano e Integral. Foi observado que grande parte das questões são de nível Básico e Médio quanto ao conteúdo e Parcial quando se refere as habilidades e competências. Assim como foi detectado a ausência de conteúdos de nível Avançado como também de nível Integral. Grande parte das questões são classificadas como nível Básico e Parcial. Esse baixo nível de conhecimento exigido em Trigonometria nas provas do ENEM, pode ser uma das causas das dificuldades dos alunos dos cursos superiores na área de Ciências Exatas em disciplinas como Cálculo e Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PCNS+, TRIGONOMETRIA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA1_ID26_17082018222922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÍSSIA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "KÍSSIA"
    "autor_email" => "kissia.carvalho@ifpb.edu."
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que analisa as questões de Geometria e Trigonometria no ENEM e no ENADE, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cajazeirense de Matemática do IFPB-CZ. Neste artigo, especificamente, é apresentado um estudo que analisa a abordagem das questões de Trigonometria no ENEM, considerando a medição dos conhecimentos de conteúdos contidos nos livros didáticos selecionados no PNLD e testando habilidades e competências que devem ser desenvolvidas seguindo as instruções dos PCNs+. Para tanto foi feito um levantamento das questões de Trigonometria do ENEM de 2009 a 2017, classificando-as quanto ao conteúdo nos níveis: Básico, Médio e Avançado. Como também em relação as habilidades e competências nos níveis: Parcial, Mediano e Integral. Foi observado que grande parte das questões são de nível Básico e Médio quanto ao conteúdo e Parcial quando se refere as habilidades e competências. Assim como foi detectado a ausência de conteúdos de nível Avançado como também de nível Integral. Grande parte das questões são classificadas como nível Básico e Parcial. Esse baixo nível de conhecimento exigido em Trigonometria nas provas do ENEM, pode ser uma das causas das dificuldades dos alunos dos cursos superiores na área de Ciências Exatas em disciplinas como Cálculo e Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.