Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS E REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, REDES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45206
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS E REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A tecnologia está em todo o lugar e conforme ela vai sendo aperfeiçoada, facilita a vida das pessoas desde o acesso a informação, a forma como vivemos, trabalhamos, comunicamos e, principalmente, como aprendemos. Quando integrada no currículo, revoluciona o processo de ensino aprendizagem da Matemática e que a integração tecnológica no currículo, quando bem planejada, melhora os processos e resultados de aprendizagem dos alunos. No presente estudo, temos como objetivo conhecer os indícios das concepções dos professores sobre quais recursos que eles usam em sala de aula, se usam Internet para planejarem suas aulas, se eles acessam Redes Sociais e se esses recursos, tanto as ferramentas tecnológicas quanto as redes sociais, podem ser usados como facilitadores no ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, aplicamos um questionário com os professores de três escolas da rede estadual da Paraíba. Os resultados indicaram que a maioria dos professores reconheceu os recursos tecnológicos como poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que sua utilização pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica. E os alunos, quando envolvidos em sua aprendizagem usando essas ferramentas tecnológicas em sua formação, podem se tornar cidadãos mais críticos, autônomos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID166_17082018215325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45206
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS E REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A tecnologia está em todo o lugar e conforme ela vai sendo aperfeiçoada, facilita a vida das pessoas desde o acesso a informação, a forma como vivemos, trabalhamos, comunicamos e, principalmente, como aprendemos. Quando integrada no currículo, revoluciona o processo de ensino aprendizagem da Matemática e que a integração tecnológica no currículo, quando bem planejada, melhora os processos e resultados de aprendizagem dos alunos. No presente estudo, temos como objetivo conhecer os indícios das concepções dos professores sobre quais recursos que eles usam em sala de aula, se usam Internet para planejarem suas aulas, se eles acessam Redes Sociais e se esses recursos, tanto as ferramentas tecnológicas quanto as redes sociais, podem ser usados como facilitadores no ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, aplicamos um questionário com os professores de três escolas da rede estadual da Paraíba. Os resultados indicaram que a maioria dos professores reconheceu os recursos tecnológicos como poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que sua utilização pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica. E os alunos, quando envolvidos em sua aprendizagem usando essas ferramentas tecnológicas em sua formação, podem se tornar cidadãos mais críticos, autônomos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID166_17082018215325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

A tecnologia está em todo o lugar e conforme ela vai sendo aperfeiçoada, facilita a vida das pessoas desde o acesso a informação, a forma como vivemos, trabalhamos, comunicamos e, principalmente, como aprendemos. Quando integrada no currículo, revoluciona o processo de ensino aprendizagem da Matemática e que a integração tecnológica no currículo, quando bem planejada, melhora os processos e resultados de aprendizagem dos alunos. No presente estudo, temos como objetivo conhecer os indícios das concepções dos professores sobre quais recursos que eles usam em sala de aula, se usam Internet para planejarem suas aulas, se eles acessam Redes Sociais e se esses recursos, tanto as ferramentas tecnológicas quanto as redes sociais, podem ser usados como facilitadores no ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, aplicamos um questionário com os professores de três escolas da rede estadual da Paraíba. Os resultados indicaram que a maioria dos professores reconheceu os recursos tecnológicos como poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que sua utilização pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica. E os alunos, quando envolvidos em sua aprendizagem usando essas ferramentas tecnológicas em sua formação, podem se tornar cidadãos mais críticos, autônomos e participativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.