COSTA, Sidney Moreira Da et al.. Fractais e formação de conceitos. Anais X EPBEM e V ECMAT... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45159>. Acesso em: 22/12/2024 23:43
Inserido no campo da investigação no Ensino da Matemática, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a formação de conceitos a partir da representações múltiplas e da metodologia de resolução de problemas. O artigo é fruto da disciplina Fundamentos da Álgebra cursada no período 2017.2 do mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Optamos por trabalhar dentro da perspectiva das representações múltiplas e da formação de conceitos, esta tendo em vista as ideias de Vigotski (2009) e aquela segundo Goldin e Shteingold (2001) e Friedlander e Tabach (2001), pois achamos que são dois referenciais que muito contribuem para a aprendizagem da álgebra. Escolhemos tratar de álgebra unida à geometria fractal, pois vemos nela uma geometria diferente da que estamos habituados pelo livro didático a tratar na sala de aula, mas que tem toda sua contribuição e valor também no aprendizado matemático, além do que queríamos trabalhar com algo novo e assim nos propormos a investigar quais as potencialidades do uso da geometria fractal para o ensino de expressões algébricas com o uso das diversas representações e a formação de conceitos via resolução de problemas? Partindo disto, apresentamos a seguir um pouco sobre a geometria fractal e sobre os referenciais que adotamos para então expor e discutir as atividades que foram realizadas. Ao término da experiência, constatou-se que a geometria fractal aliada as representações múltiplas contribuíram de forma significativa na formação de conceitos algébricos.